Bolsonaro dá sinal verde para Renda Cidadã e reforma tributária

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a equipe de articulação política do governo a divulgar os textos do Renda Cidadã, novo programa social que visa substituir o Bolsa Família, e da participação restante do Executivo na reforma tributária.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), disse ao Congresso em Foco que Bolsonaro fez as últimas alterações nas propostas. Nesta manhã ocorre a reunião do governo com líderes partidários do Congresso. De acordo com Barros, os detalhes das propostas serão tornados públicos após o encontro.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

A ideia central do Renda Cidadã é expandir o Bolsa Família tanto em número de pessoas assistidas como no valor do benefício. O governo aposta na desvinculação, desindexação de receitas e revisão de benefícios tributários para fazer isso. Já na reforma tributária a equipe econômica quer fazer uma desoneração ampla na folha de pagamento e aumentar a isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas. Para financiar isso, é apontada a criação de um tributo sobre movimentações financeiras digitais.

A desoneração na folha de pagamento também pode afetar o Sistema S, com a diminuição de tributos destinados a financiar as empresas do grupo.

Governo quer reforma tributária aprovada pela Câmara em outubro

> Reforma administrativa geral poderia dobrar economia, diz mentor da proposta

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!