AO VIVO: Senado vota MP da Liberdade Econômica

O Senado deu início à votação da MP da Liberdade Econômica na tarde desta quarta-feira (21). A medida provisória precisa ser aprovada até o próximo dia 27 para não caducar, mas já recebeu um destaque e críticas da oposição que podem atrasar a votação. Por isso, deputados que defendem o texto, como o relator Jerônimo Goergen (PP-RS) e a líder do governo no Congresso, Joice Hasselman (PSL-SP), participam da sessão para tentar chegar a um acordo com os senadores sobre o texto e garantir sua aprovação. Acompanhe a sessão:

>MP da Liberdade Econômica muda, mas mantém pontos polêmicos

Pouco antes da sessão, Joice chegou a dizer que a apresentação de um destaque que trata da digitalização de documentos em cartórios poderia impedir a votação da medida provisória dentro do prazo, já que, se for alterado, o texto tem que voltar para a Câmara dos Deputados. Antes de entrar no plenário, contudo, ela contou a jornalistas que estava costurando um acordo para tirar o destaque e já tinha um plano B para garantir a aprovação da MP caso esse acordo não desse certo.

A oposição, contudo, também questiona outros pontos do projeto. O senador Humberto Costa (PT-PE), por exemplo, lembrou que, além de favorecer o livre mercado, a medida provisória altera pontos da legislação trabalhista, permitindo, entre outras coisas, o trabalho aos domingos - ponto que também gerou muita discussão na Câmara e chegou a fazer com que a medida provisória fosse apelidada de minirreforma trabalhista. Por isso, pediu que o governo tirasse "jabutis" como esse do texto, pois, dessa forma, a oposição entende que deve rejeitar a medida.

> Governo concentra esforços para aprovar MP da Liberdade Econômica

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!