Agências do INSS retomam atendimento presencial na segunda-feira

Depois da suspensão dos serviços por cerca de seis meses em decorrência da pandemia de covid-19, cerca de 600 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão retomar as atividades na próxima segunda-feira (14), em todo o país.

Nesta primeira fase de reabertura serão realizados apenas os atendimentos agendados previamente, ou seja, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O governo vai divulgar durante a próxima semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

"A nossa abertura está programada para a próxima segunda-feira. Ao longo dos dias, estaremos passando à população em geral quais agências estão abertas, ou não, e quais agências terão perícia [médica], ou não", disse o secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal.

Protocolos

A portaria que estabelece os procedimentos para a reabertura das agências do INSS foi publicada nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial da União. (confira aqui na íntegra)

O texto prevê que o protocolo seja utilizado em caráter subsidiário, respeitando as respectivas regras de cada localidade em que esteja situada uma unidade do INSS e, portanto, deverá ser aplicado apenas quando tais normas não existirem ou forem omissas em determinados pontos.

Todas as pessoas deverão, além de fazer uso de máscaras, ser submetidas ao serviço de aferição de temperatura corporal, no momento do acesso às unidades. Outras medidas como uso de álcool gel e manutenção do distanciamento também estão previstas.

> Sem acordo em audiência, greve dos Correios será julgada pelo TST no dia 21

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!