ONU: Paulo Paim é uma das cem pessoas negras mais influentes do mundo

O senador Paulo Paim (PT-RS) será reconhecido neste domingo (4), às 17h, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das cem pessoas negras mais influentes do mundo em 2020. O Mipad, sigla em inglês para "Os Maiores Influenciadores Afrodescendentes", é publicado desde 2017 e indica personalidades que se destacam entre os empreendedores e realizadores de ascendência africana em todo o mundo.

Ao Congresso em Foco o senador afirmou estar honrado por ser "um dos principais destaques do mundo no sentido de direitos humanos, combate ao preconceito e racismo".

Paulo Paim discursou na abertura do evento na sexta-feira (2) e afirmou que é preciso fortalecer o meio ambiente. "Tudo está conectado. Pessoas, diversidade, natureza, democracia, justiça, direitos humanos, economia e bem estar social", disse o senador em vídeo.

Dados do Radar do Congresso, ferramenta exclusiva do Congresso em Foco, revelam que Paulo Paim tem um índice de alinhamento com o governo de 73%. De modo geral, no Senado, esta taxa é de 87%.

Os indicadores revelam ainda que seus discursos em plenário tratam, em sua maioria, de temas pelos quais o senador se destacou no Mipad 2020. Em junho de 2019, por exemplo, Paim criticou a postura do governo Bolsonaro sobre o meio ambiente. Na ocasião, o senador manifestou discordância com o desejo de mudanças da legislação em favor de madeireiros e garimpeiros.

"Estamos assistindo toda uma desconstrução da política ambiental. O país não suporta esse cenário de ataque a suas florestas e seus mananciais. Está aí o desrespeito às comunidades tradicionais, sejam índios, ciganos, negros, quilombolas. Somente no ano de 2019 foram identificadas 26 violações nesta área. Entre elas, destacamos o desmonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade", disse na época.

Prêmio Congresso em Foco

Na edição deste ano do Prêmio Congresso em Foco, Paim foi reconhecido como o senador mais bem avaliado na votação popular. Ele recebeu mais de 43 mil votos na internet na escolha dos “Melhores Senadores” do ano.

"Acabei sendo acariciado pela população via Congresso em Foco, os últimos prêmios que ganhei, este do Congresso em Foco e o de hoje, sem sombra de dúvida, têm uma marca diferenciada na minha história e em minha vida".

Além de Paim, a deputada estadual por São Paulo, Leci Brandão (PCdoB) também participou do evento de abertura do Mipad 2020.

> Paulo Paim é o senador mais bem avaliado pela votação popular

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!