Deputado Fernando Cury passa a mão no seio de deputada em sessão da Alesp

Vídeo do plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo na sessão desta quarta-feira (16) mostra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) abraçando por trás e passando a mão no seio da deputada estadual Isa Penna (Psol).

Em nota, o Psol paulista diz que "a deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores".

Isa Penna entrou com uma representação contra o deputado do Cidadania na Alesp e também registrou um boletim de ocorrência.

No documento enviado à Assembleia, Isa Penna afirma que a conduta "inadequada e repugnante do parlamentar é tipificada pela legislação brasileira e trata-se de importunação sexual, que atenta contra a liberdade e dignidade sexual da pessoa."

O Congresso em Foco procurou o deputado Fernando Cury, mas ainda não teve uma resposta. No entanto, o Cidadania se manifestou por meio de nota assinada por pelo presidente estadual do partido de São Paulo, Arnaldo Jardim e pelo presidente nacional, Roberto Freire, onde afirma que "exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas".

A legenda afirmou ainda não tolerar "qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular. ”

Confira nota do Psol na íntegra:

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) foi assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (Cidadania) na última quarta, 16, em meio à realização da 65ª Sessão Plenária Extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando estava em votação o orçamento do Estado.

Durante o início da Sessão, cujo registro público se encontra disponível no YouTube, é possível verificar que o deputado Fernando Cury conversa com o deputado Rodrigo Moraes (DEM), realiza um movimento em direção à deputada Isa Penna, e retorna a conversar com deputado Olim, que tenta impedi-lo com a mão de se dirigir novamente à deputada.

Cury, no entanto, ignora o gesto e se posiciona atrás da deputada apalpando seus seios, no que é imediatamente repelido por Penna.

A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores.

Continuar lendo