Bolsonaro sugere criação de gado em terras indígenas, para baixar preço da carne

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) defendeu nesta quinta-feira (19) que a produção pecuária deveria ser permitida em terras indígenas para diminuir o valor da carne. "O preço da carne subiu. Nós temos de criar mais bois aqui, para diminuir o preço da carne e eles podem criar boi", disse na entrada da residência oficial, segundo a Folha de São Paulo.

>É tri! Somos o site político mais acessado pelos congressistas

O presidente afirmou que pretende regulamentar a agricultura e pecuária comerciais em terras indígenas, no projeto que libera a atividade de mineração nessas localidades. O envio do projeto que trata do assunto ao legislativo ficou para o próximo ano.

O comentário de Bolsonaro foi feito ao cumprimentar dois indígenas, que estavam na porta do Palácio do Alvorada. "O índio vai poder fazer em sua terra o que o fazendeiro faz na dele", disse. "Se quer pegar a sua terra e arrendar para alguém plantar soja ou milho, faça isso, respeitando a legislação nossa", completou.

Segundo o relatório da Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o número de invasões a terras indígenas vem crescendo nos últimos anos, em 2018 o número de invasões foi 111 e em 2019 subiu para 160 casos.

>‘Não tenho nada a ver com isso’, diz Bolsonaro sobre suspeitas contra Flávio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!