De olho no combate às fake news

De olho no combate às fake news

O que é fake news? De que forma lidam com a questão atores fundamentais, como  partidos, juízes, mídias sociais, legisladores, veículos tradicionais e agências de checagem? Que impacto a ação desses atores pode causar à liberdade de expressão? Esses são alguns dos temas que serão discutidos neste espaço, durante a atual campanha eleitoral, por meio de artigos semanais produzidos pela equipe do Intervozes.

Lógica de desinformação e censura podem virar regra com Bolsonaro

Helena Martins * Um “fenômeno sem precedentes”. Assim a chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanha as eleições no Brasil, Laura Chinchilla, sintetizou sua análise sobre o uso do WhatsApp para disseminação de notícias falsas relacionadas ao debate político no país. Um dos motivos para essa diferença é que, aqui, em […]

Caso Whatsapp/Bolsonaro: omissão aprofunda impacto de notícias falsas

A denúncia de reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta quinta-feira (18) colocou ainda mais em evidência o uso de notícias falsas (ou fake news, no termo popularizado em inglês) nestas eleições. Segundo apuração do jornal, empresas apoiadoras do candidato Jair Bolsonaro (PSL) teriam custeado serviços de disparos em massa de mensagens contra o candidato […]

O combate à desinformação na internet: o que fazer daqui pra frente?

O modo como as informações circulam, a seletividade do que é ou não notícia no país, os interesses privados dos veículos de comunicação e a qualidade dessas informações sempre foram questões centrais no debate sobre mídia, eleições e definição do voto no Brasil. Mas o processo eleitoral deste ano trouxe outros desafios. Por isso, ao […]

TSE falha e primeiro turno é marcado por desinformação

“Professor, saí na mídia”, me contou rindo um aluno na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições. A chamada da “notícia” era sobre uma manifestação a favor de Bolsonaro no Maranhão, mas a foto que ilustrava era de um jogo da Copa do Mundo em nossa cidade, Campinas (SP), em que ele aparecia. Mais […]

A checagem pela grande mídia: da simplificação à seletividade

O primeiro turno da campanha presidencial se aproxima e parte significativa da checagem de informações realizada nos últimos meses girou em torno das propostas e programas de governo apresentados pelos candidatos/as à Presidência. “Dá pra fazer?”, questionaram algumas iniciativas de fact-checking vinculadas a grandes meios de comunicação. A relevância de um debate aprofundado sobre os […]

Combate à desinformação deve ir além da responsabilização dos indivíduos

Não é raro, em momentos de desafios sobre a difusão de informações e conteúdos, que a educação para a mídia apareça como panaceia para a solução dos problemas. Para parte de grupos empresariais, esta, inclusive, é vista como uma forma de evitar regulações e obrigações em relação aos serviços prestados. A questão não tem sido […]

Expectativa de ações judiciais contra fake news não se confirma na campanha

Passado quase um mês do início oficial da campanha eleitoral, o volume de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre desinformação e pedidos de retirada de conteúdos da rede está bem abaixo do esperado anteriormente. Até agora, foram apenas três os principais casos julgados pelo Tribunal. Outros pedidos foram indeferidos porque a Justiça Eleitoral entendeu […]

Museu Nacional: como nascem e se reproduzem as desinformações

A tragédia que, na noite do último domingo (2), destruiu o prédio principal e a maior parte do acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro também foi marcada pela desinformação – algo que tem se tornado corrente em episódios de grande repercussão no país. Mal os bombeiros tinham conseguido conter as chamas que tomaram […]

Grande mídia usa combate às fake news para tentar recuperar credibilidade

A disseminação da ideia de “fake news” fez surgir uma série de agentes engajados na classificação de notícias entre falsas e verdadeiras, como temos tratado nos artigos desta série Eleições & Desinformação. Depois das grandes plataformas digitais – que implementaram medidas em grande parte como reação às crescentes críticas recebidas em todo o mundo –, […]

O que há por trás das medidas do Google, Facebook e Twitter contra as fake news

Plataformas digitais como Google, Facebook, Whatsapp e Twitter se viram no centro dos questionamentos sobre um assunto que tem mobilizado autoridades em todo o mundo: a disseminação de desinformação e seus impactos nas disputas eleitorais, além de outros campos da vida social. Frente às críticas crescentes, viram-se obrigadas a reagir, apresentando medidas para combater o […]

O poder dado às agências de checagem e os riscos à liberdade de expressão

Mais de 63% da população mundial – e de 67% da brasileira – tem dificuldade em diferenciar o bom jornalismo de rumores e mentiras. Os números são do Edelman Trust Barometer de 2018. Em janeiro deste ano, a consultoria Idea BigData publicou outro estudo dizendo que 45% dos entrevistados no Brasil sequer sabem o que […]

Nova seção analisa o fenômeno e o impacto das fake news

Corria o ano de 1994. Na eleição para decidir o governador do estado do Maranhão, o candidato Cafeteira era o principal adversário de Roseana Sarney, pertencente ao poderoso clã que até os dias atuais se reveza na política local e nacional. Roseana liderava por apenas 1% de diferença nas intenções de voto quando, no início […]