CPI do Cachoeira: conheça os personagens da “novela”

Infográfico transforma o caso Cachoeira em novela. Conheça a trama e os seus principais personagens

Os ares novelescos da comissão parlamentar mista de inquérito que investiga as negociatas de Carlinhos Cachoeira, o contraventor preso desde fevereiro, com políticos e agentes privados viraram paródia na internet. Em uma demonstração do quão patético pode se revelar a atividade parlamentar, ou de como a abordagem jornalística pode se mostrar mais palatável ao leitor avesso à política, o portal UOL veiculou hoje (segunda, 14) uma “novela” em imagens que, recorrendo à dinâmica do “slideshow”, sequencia uma série de fotos com os principais nomes do enredo CPI do Cachoeira.

Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco

Em trabalho de infografia, estão lá, entre outros, o “vingador” Fernando Collor (PTB-AL), ele mesmo já vítima de uma CPI; o “alvo” inicial da trama, Demóstenes Torres (sem partido- GO), amigo e defensor dos interesses de Cachoeira no Parlamento; e o “valentão”, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), hilariante na montagem em que seu rosto semi-imberbe é acoplado ao tórax de um fisiculturista. Ainda tem o “par romântico” formado por Ciro Nogueira (PP-PI) e Iracema Portella (PP-PI), senador e deputada de fato casados e, como bem lembrou o portal, integrantes do grupo dos mais faltosos em sessões plenárias, segundo levantamento sobre assiduidade publicado por este site. O problema é que o “autor” desse folhetim – na “vida real”, o PT, que reuniu as assinaturas de adesão à CPI – pecou no principal: o “mocinho” é desconhecido. Nomes como Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) despontam como favoritos, com o bônus de cortejar a “bela”. Que, nesse caso, é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Sem mais, vamos aos principais atores do folhetim (clique aqui e confira). Mas o Congresso em Foco adverte, reproduzindo frase da “sinopse”: “a CPI é como novela: tem todo tipo de personagem”.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!