Vem aí o maior encontro de jornalismo digital do Brasil, o Festival 3i

Falta menos de um mês para o maior encontro sobre jornalismo digital inovador do Brasil. É o Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, que acontece entre 18 e 20 de outubro no Rio de Janeiro e está com inscrições abertas na internet.

> Congresso em Foco é o único veículo brasileiro premiado em Cannes

O Festival 3i conta com o apoio do Congresso em Foco e mais 12 veículos nativos digitais brasileiros. É um evento que vai reunir jornalistas e convidados internacionais na Fundição Progresso para discutir os desafios do novo jornalismo digital, sobretudo no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo.

Ao todo, serão realizados oito mesas de debates, além de workshops e da palestra de abertura. Entre os nomes já confirmados estão os de Glenn Greenwald, editor do The Intercept; Giannina Segnini, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia; Maria Teresa Ronderos, do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP); Rosental Calmon Alves, do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas; José Roberto de Toledo, editor-executivo do site da Piauí; e Fabiano Maisonnave, correspondente da Folha de S.Paulo na Amazônia e do Climate Home News na América Latina.

Além do Congresso em Foco, participam da organização do festival este ano ((o)) eco, ÉNois, Marco Zero Conteúdo, Poder360 e o Projeto #Colabora. A edição anterior foi promovida pela Agência Lupa, Agência Pública, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte e Repórter Brasil. O Festival 3i tem como parceiro desde sua fundação o Google News Initiative. Para a edição de 2019 também haverá uma parceria com o Facebook.

A primeira edição do Festival 3i foi em 2017, também no Rio de Janeiro, teve convidados como a americana Claire Wardle, diretora do First Draft News; a vencedora do prêmio Pulitzer Angie Holan, do Politifact, o maior site de checagem do mundo; Daniel Valencia, do premiado site El Faro de El Salvador e o ator Gregório Duvivier, que apresenta o Greg News no canal HBO, primeiro jornal satírico da tevê brasileira.

> Entre agora no Catarse para colaborar

Congresso em FocoFestival 3ijornalismojornalismo digital