TV Congresso em Foco: o que preocupa o brasileiro?

Edson SardinhaSaúde, educação, segurança pública, emprego e custo de vida. Esses são, por ordem decrescente, os cinco problemas que mais preocupam os brasileiros, segundo pesquisa Ibope divulgada recentemente. Essas preocupações, nem sempre tratadas com prioridade na Esplanada dos Ministérios, também aflige a Brasília que circula de ônibus e ganha o pão de cada dia longe dos gabinetes refrigerados do Congresso e dos ministérios. 

Para dar voz e vez a essa população, a TV Congresso em Foco foi a um dos pontos mais movimentos da capital federal: a plataforma da rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 700 mil pessoas por dia. Durante duas horas, o site abriu o microfone para que 40 homens e mulheres fizessem uma pergunta ao futuro presidente da República. Por timidez, pressa ou desinteresse, a maioria não se dispôs a participar da entrevista. Mas nove pessoas toparam o desafio.

Os questionamentos feitos por elas revelam algumas inquietações do povo nas ruas e grande desconfiança em relação às promessas de campanha dos candidatos. Três delas demonstraram preocupação maior com a segurança pública. Os problemas da saúde e da educação e a corrupção foram destacados por outras duas pessoas. O crescimento sustentável, a expansão da malha rodoviária, o futuro das cidades distantes dos grandes centros urbanos, a acessibilidade dos deficientes físicos e o futuro da Previdência também foram alvos de pergunta.

Embora não tenha o caráter científico de uma pesquisa como a do Ibope, a enquete serve para medir as aflições do eleitorado, às vésperas da escolha dos próximos governadores, senadores, deputados federais e estaduais e presidente da República.

O Congresso em Foco publica, a seguir, as perguntas e os comentários feitos por cidadãos anônimos da capital federal. O espaço está aberto para a resposta dos presidenciáveis.

Mágica contra a corrupção

Para o representante comercial Valdonério Júnior, a corrupção é o grande problema do país. É o desvio de recursos públicos que tira dinheiro da saúde, da educação e da segurança pública, observa: “Eu sei que Deus resolve, mas o povo não quer saber de Deus. Qual é a mágica e a solução para este país?”





Crescimento sustentável

O estudante João Vitor de Oliveira, de 15 anos, está mais preocupado com o crescimento sustentável, como fica claro nesta pergunta:





Asfalto na estrada

Desempregado, Silvano Teodósio de Freitas cobra dos candidatos à Presidência a pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. Para ele, a falta de asfalto nas principais vias do Norte está comprometendo a economia da região.





Integração regional
A professora Elizabeth Muniz demonstra preocupação com a falta de atenção das capitais com as cidades mais distantes do interior.





Quatro prioridades
O aposentado Ney Pacheco pede aos presidenciáveis que priorizem quatro áreas: promovam a moralização na política e melhorem a saúde, a educação e a segurança pública. 





“A primeira coisa que eu gostaria é moralização, saúde, educação e segurança que o país está necessitando. Se a ministra for eleita, eu votaria nela, porque ela continuaria o trabalho que o Lula começou. Acho que esse é o raciocino de todo brasileiro esclarecido”, considera Ney. “Acho que o governo Lula está sendo melhor. Sou aposentado, classe média baixa. Todo mundo está com seu automóvel, está todo mundo praticamente comendo. O cinturão de miséria sempre teve”, conclui.


Atenção aos deficientes físicos

O conferente de depósito Rafael do Nascimento, de 24 anos, reclama da falta de atenção com os deficientes públicos no planejamento das cidades brasileiras. E pergunta o que pode ser feito pela acessibilidade:





Educação em primeiro lugar

O estado “deplorável” das escolas brasileiras deixa apreensiva Letícia Salvador Souto. Ela cobra uma solução para o problema. 





A costureira Maria Vitória dos Santos pede prioridade à educação e à segurança pública.





Leia ainda:

“Rouba um pouquinho, mas divide com nós”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!