Rudolfo Lago chega para reforçar equipe. Veja outras mudanças em nossa direção

Um dos jornalistas políticos mais respeitados do país, Rudolfo Lago está de volta ao Congresso em Foco. Editor-executivo deste site entre 2010 e 2013 e com passagem por praticamente todas as grandes redações de Brasília, Rudolfo deixou o cargo de editor-chefe do Jornal de Brasília para assumir, a partir desta segunda-feira (21), a direção da nossa unidade de inteligência, que agora ganhou status de diretoria e passa a se chamar Congresso em Foco Análise.

A unidade responderá por toda a área de pesquisas e pelos serviços de informação e análise destinados a assinantes. Destaca-se entre eles o recém-lançado Congresso em Foco Insider, um pacote de informações exclusivas e estratégicas que inclui alertas por celular (inclusive em áudio e vídeo), agenda semanal, resumo da semana e o Farol Político, análise semanal de cenários produzida pelos cientistas políticos e economistas André Sathler e Ricardo de João Braga. Para fazer uma degustação por 30 dias, clique aqui.

Também hoje assume o cargo de diretor de redação do Congresso em Foco o jornalista Edson Sardinha. Cria da casa, Edson está no site desde a sua criação e terá agora a responsabilidade de comandá-lo, no momento em que aumenta a diversidade de frentes de atuação, linguagens e produtos envolvidos em seu dia a dia. Além do noticiário de hard news, o trabalho abrange, entre outras coisas, a produção de levantamentos e reportagens especiais (cada vez mais com o uso da ciência de dados), de vídeos, podcast, lives, webinars e de outros eventos on line, além do suporte ao Prêmio Congresso em Foco.

Outra mudança é que Amanda Audi, que desde o início do ano exercia o cargo de diretora-executiva,  será a diretora de mobilização. Essa área compreende os diversos canais de comunicação com o público, incluindo todas as redes sociais, e uma aposta mais recente, o sistema de captação de recursos via membresia. A ideia é transformar as doações voluntárias de leitores em uma receita significativa e constante, oferecendo em contrapartida diferentes formas de atuação efetiva dos “membros” em nossas atividades. Com a mudança, Amanda terá algum tempo para se dedicar a reportagens especiais, campo em que se destacou a ponto de receber vários prêmios jornalísticos importantes.

Para o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, “são novidades que confirmam a linha de desenvolvimento, qualificação e melhor estruturação na qual temos investido”. Ele adianta que novas alterações estão programadas, incluindo a contratação de um gestor e a formalização de um conselho consultivo que já começou a funcionar de modo informal. “Fizemos o mais difícil, que foi construir uma marca fortíssima, respeitada por sua credibilidade e constantemente citada pelos principais veículos internacionais. Agora, é seguir o livrinho, organizando a casa, melhorando processos, incorporando tecnologia a tudo que fazemos e nos preparando para voos mais altos”, completou ele.

Formado pela Universidade de Brasília (UnB), Rudolfo é jornalista há mais de 35 anos e passou pelas redações de O Globo, O Estado de S. Paulo, Veja, Correio Braziliense e IstoÉ. O seu trabalho mais recente, como editor-chefe do Jornal de Brasília, lhe rendeu indicação este ano no Prêmio Comunique-se como um dos jornalistas mais admirados no segmento de Jornal Impresso Nacional (entre para votar). Foi um dos autores da série de reportagens de O Globo que revelou, em 1994, a existência dos “anões do Orçamento” – um dos grandes escândalos envolvendo o Congresso nas últimas décadas. Em outro trabalho coletivo, no Correio Braziliense, atuou na série de reportagens que levou à cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão. A história rendeu o Prêmio Esso de 2000.

Edson Sardinha, um dos jornalistas que mais conhecem o Parlamento brasileiro, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás e fez especialização na área pela Universidade de Navarra (Espanha), em programa conjunto da instituição com o jornal O Estado de S. Paulo. Ele é um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, que levou o Congresso em Foco em 2009 a se tornar o primeiro veículo digital brasileiro a receber o Prêmio Embratel. Também ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog e integrava nossa equipe quando o site recebeu o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa. Edson está no Congresso em Foco desde o lançamento do site e exercia até então o cargo de editor-executivo.

A nova diretora de Mobilização é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e passou antes pelo site Intercept Brasil e pelos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e Gazeta do Povo. Em 2019, Amanda foi eleita a melhor repórter de mídia escrita do país no Prêmio Comunique-se. Em 2020, ganhou o Troféu Mulher Imprensa, como jornalista revelação da internet. Neste ano, concorre de novo ao Prêmio Comunique-se na categoria Liderança de Veículo de Comunicação (entre aqui para votar). Tem mais de 140 mil seguidores em sua conta no Twitter.

 

JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo