Vencemos o Desafio Google. Saiba o que isso significa

O Congresso em Foco venceu o desafio Google

O Congresso em Foco é um dos vencedores do primeiro Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. O desafio do Google tem como missão acelerar a inovação no jornalismo e recebeu 300 inscrições. Apenas 30 delas foram selecionadas para desenvolver novos modelos de negócio jornalístico pautados na tecnologia. O Congresso em Foco é autor de uma dessas propostas e vai trabalhar junto com o Google nos próximos meses para oferecer cada vez mais conteúdo de qualidade sobre o Congresso Nacional para você.

“É um passo a mais que estamos dando para trazer a tecnologia para o centro das operações do Congresso em Foco”, diz o fundador deste site, Sylvio Costa. Ele lembra que o trabalho do Congresso em Foco de aliar o jornalismo à tecnologia havia sido reconhecido no último mês de junho pelo Festival de Cannes, ao premiar o Trending Botics com um Leão de Bronze. O projeto foi uma parceria com a agência FCB Brasil.

O projeto do Congresso em Foco selecionado pelo Desafio Google envolve a organização e a publicação de uma base de dados inteligente, que oferecerá tanto serviços gratuitos para todos que acessam o site, quanto informações customizadas, destinadas a assinantes. O modelo de negócios segue a experiência do Painel do Poder, pesquisa trimestral com os principais líderes do Parlamento brasileiro. Parte dos resultados da pesquisa é publicada no site, para livre acesso, e parte é destinada a quem paga para receber o relatório completo ou mesmo incluir perguntas no questionário (os interessados no serviço devem escrever para paineldopoder@congressoemfoco.com.br).

“O Desafio de Inovação, do qual o Congresso em Foco faz parte, empodera as redações para que elas possam adotar inovação e tecnologia e, ao mesmo tempo, evoluir para modelos de negócio para deixar o jornalismo sustentável na era digital. O tema é justamente esse: criar novos produtos jornalísticos ou novos modelos de negócio”, conta o coordenador do News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, que parabenizou o Congresso em Foco pela participação no projeto: “O mérito de ter sido escolhido é todo de vocês”, disse.

Além do Congresso em Foco, foram selecionados pelo Google para destrinchar os dados governamentais em diferentes produtos jornalísticos de inovação os brasileiros Jota, AzMina e Abraji. O Globo, Estadão, Bandeirantes, Piauí, Aos Fatos e Jornal do Comércio também estão no Desafio do Google, além de propostas coletivas enviadas por organizações como Agência Lupa, Agência Pública, O Eco, Marco Zero Conteúdo, Periferia em Movimento e Repórter Brasil. Ao todo, 12 dos 30 projetos selecionados são do Brasil, que se sagrou como o país com o maior número de organizações contempladas pelo Desafio do Google.

Para Marco Túlio, o resultado do primeiro Google Challenge da América Latina é positivo e mostra o potencial da região de produzir conteúdo jornalístico de qualidade. “Confirmou a nossa crença de que a inovação está presente na América Latina, de que os veículos realmente têm excelentes ideias – ideias genuinamente latino-americanas e ideias brasileiras para problemas brasileiros”, avalia o coordenador do News Lab no Brasil, para quem o resultado ainda mostra que as redações dos jornais locais precisavam apenas de um incentivo para tocar projetos inovadores de jornalismo.

Para dar esse incentivo, o Google disponibilizará nos próximos meses R$ 16,5 milhões para financiar o desenvolvimento dos projetos apresentados por essas 30 organizações. Como Marco Túlio destaca, são projetos de grandes jornais, de veículos genuinamente digitais e até de organizações periféricas que vão usar técnicas de inteligência artificial, checagem de dados, jornalismo de dados e personalização de conteúdo para ampliar e elevar a qualidade da cobertura jornalística que vêm fazendo. Os resultados desse salto de qualidade não vão demorar a aparecer. Confira em breve aqui no site do Congresso em Foco!

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