Você só tem até hoje para votar no Prêmio Congresso em Foco

Encerra-se neste sábado (31) a votação do Prêmio Congresso em Foco 2019. Se você ainda não votou, escolha agora os parlamentares que, na sua opinião, melhor representam a população no Congresso e em três áreas temáticas. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, em 19 de setembro, no Porto Vittoria Espaço de Eventos. São limitados os lugares disponíveis. Garanta agora mesmo sua presença!

> Vá direto à página de votação

Além das duas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”), também serão premiados os mais votados nas categorias especiais “Clima & Sustentabilidade”, patrocinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), “Apoio ao Empreendedorismo” e “Valorização dos Bancos Públicos”, assinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Além dos escolhidos pela votação popular, também serão premiados os congressistas mais bem avaliados por outros dois públicos: os jornalistas e o júri especializado.

Conforme determina o regulamento, as últimas parciais foram divulgadas até o dia 20.

Nas últimas semanas dezenas de leitores procuraram o Congresso em Foco para relatar algum tipo de dificuldade na votação. Sempre que fomos alertados, acionamos as duas empresas responsáveis pelo processo – a Guard e a iLevel – para resolver todos os problemas o mais rápido possível, de modo a garantir a sua participação. A votação é auditada interna e externamente, tarefa essa que fica a cargo da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

As dificuldades têm sido causadas, principalmente, pela combinação de dois fatores. De um lado, aumentou o número de pessoas interessadas em votar no prêmio. Do outro, introduzimos dispositivos de segurança que, se deixaram todo o processo de seleção via internet ainda mais confiável, infelizmente impuseram tarefas adicionais para a pessoa concluir a votação.

A nova plataforma, desenvolvida especialmente para a votação do Prêmio Congresso em Foco 2019, está cercada de todas as ferramentas para evitar tentativas de manipulação.

A votação popular este ano trouxe algumas novidades importantes. Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisa informar o email e também o celular. O usuário recebe pelo endereço eletrônico informado um código, que deve ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) estão sujeitos à checagem e não será validado o voto de origem irregular. O parlamentar que for flagrado tentando fraudar o sistema estará sujeito à exclusão e às sanções penais e cíveis cabíveis.

“A página tem todos os recursos de segurança disponíveis no mercado, com camadas de segurança para evitar ataques hackers que tentem fraudá-la. Além disso, está hospedada em um datacenter seguro e especializado, o Amazon”, explica, Rafael Barbosa, sócio da Guard, uma das empresas contratadas para garantir a segurança da votação.

A votação também é respaldada pela APCF, parceira há anos do prêmio. “Temos repetido todos os anos essa parceria na auditoria para validar os votos e garantir que o processo seja íntegro, confiável e seguro”, diz o presidente da associação, Marcos Camargo.  Para ele, é preciso garantir a lisura da votação para que, de fato, sejam premiados os melhores parlamentares.

“O sistema permite plena gestão, produção de relatórios, acompanhamento e protocolos de segurança avançados como a aplicação de camadas de criptografia anonimizadas em todas as pontas. Trabalhamos para garantir confiabilidade e transparência para cada votante”, conta Fernando Máximo, gerente comercial da iLevel Tecnologia, empresa responsável pela produção da plataforma.

Estão aptos a serem votados apenas aqueles parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano e que não respondem a investigações ou acusações criminais. Cada participante da votação pela internet poderá votar em até cinco senadores e até dez deputados federais, nas categorias gerais, e em até três nomes, nas categorias especiais.

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!