Veja os discursos dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Cristovam destaca importância de resgatar política para a juventude. Chico Alencar diz que prêmio é “vacina contra a soberba, a vaidade e a individualidade”

Eles foram os grandes vencedores da edição 2011 do Prêmio Congresso em Foco. Bisaram o resultado que já tinham obtido em 2010. Ao receberem o prêmio na noite de segunda-feira (7) na grande festa que ocorreu no Espaço Porto Vitória, em Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) destacaram o caráter pedagógico do Prêmio Congresso em Foco. Um prêmio que, na visão dos dois, estimula a promoção da política junto à juventude e alerta os políticos para a necessidade de manutenção de um padrão correto de comportamento na sua atividade.

“Hoje é um dia de dormir e acordar alegre”, disse Cristovam, ao receber seu prêmio. Dormir e acordar alegre, destacou ele, não apenas por ter recebido o prêmio. Mas “porque o prêmio recupera na juventude brasileira a vontade de fazer política”, considera o senador. Para Cristovam, o desestímulo atual da juventude política é um dos maiores problemas brasileiros, porque não renova a política, não garante à atividade o necessário frescor para se aperfeiçoar.

Veja abaixo o discurso de Cristovam Buarque na festa do Prêmio Congresso em Foco 2011:



Para Chico Alencar, o prêmio deve servir como uma “vacina tríplice” que, o deputado acredita, todos os parlamentares ali presentes já devem ter tomado, “mas que precisa ser renovada”. Uma vacina, considera ele, “contra a soberba, a vaidade e o individualismo”. Chico alerta que a política, “é uma atividade partidária”, e a boa atuação de um ou outro político não elimina o fato de que “a política partidária no Brasil está degradada”.

Veja abaixo o discurso de Chico Alencar:

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!