Sai hoje último boletim do Prêmio Congresso em Foco

Depois de hoje à tarde, a próxima informação será apenas na festa de premiação, quando serão anunciados os vencedores deste ano. Você, no entanto, pode votar até o dia 9 de outubro

“E o vencedor é ...”. Essa frase, clichê das festas do Oscar nos Estados Unidos, também será ouvida este ano no dia 7 de novembro, na festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2011. Para a festa que distinguirá os deputados e senadores que fizeram a diferença este ano, o Congresso em Foco resolveu fazer suspense. Ao contrário dos anos anteriores, quando o nome dos vencedores era divulgado logo após o encerramento da fase de votação, na edição de 2011 os vencedores gerais e nas categorias especiais só serão anunciados na festa, no momento em que receberão seus prêmios.

Hoje à tarde, será divulgado o último boletim parcial de votação. De acordo com o boletim divulgado ontem (29) às 14h52, Cristovam Buarque (PDT-DF) lidera entre os senadores e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) está na frente entre os deputados. Mas é um resultado que pode mudar. Chico Alencar, por exemplo, está menos de cem votos à frente do segundo colocado, seu companheiro de partido e de estado, Jean Willys, que já esteve em primeiro. Como durante toda a próxima semana, até o dia 9 de outubro, a votação prosseguirá na internet, surpresas serão bem possíveis na hora do anúncio dos vencedores.

ENTÃO, SE VOCÊ AINDA NÃO VOTOU, CLIQUE AQUI E ESCOLHA OS DEPUTADOS E SENADORES QUE, NA SUA OPINIÃO, DESTACARAM-SE NO ANO DE 2011

Há disputa também nas seis categorias especiais. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) lidera na categoria Parlamentar de Futuro, que premiará parlamentares que têm menos de 45 anos. Além de liderar entre os deputados na categoria geral, Chico Alencar também está na frente na Defesa da Democracia e da Cidadania. O senador Paulo Paim (PT-RS) é líder em duas categorias: Defesa do Consumidor e Promoção da Saúde. O senador Wellington Dias (PT-PI) lidera na Defesa dos Municípios. E o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) é o ponteiro na categoria Segurança Jurídica e Qualidade de Vida.

CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS BOLETINS PARCIAIS DE VOTAÇÃO DIVULGADOS DESDE O INÍCIO DA VOTAÇÃO

Reta final

Um dos parceiros do Prêmio Congresso em Foco na sua edição de 2011 é a Agência Radioweb, a maior agência de notícias para rádio do país. A Radioweb vem preparando boletins especiais sobre o prêmio, que são distribuídos para as suas mais de duas mil rádios afiliadas. O último boletim destaca que o prêmio entra na sua reta final, e explica como se dá a votação.

Clique aqui para ouvir o boletim

A partir de seu formato, o Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. Pouco importa na avaliação o quão poderosos são os políticos, quantos cargos eles conseguiram indicar no governo federal, que posições de destaque ocuparam, em quem eles mandam. O que importa mais é o grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.

É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais. Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.

A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco nesta entrevista à Rádioweb.

Clique aqui para ouvir a entrevista

Parceiros

Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.

Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco
Congresso em Foco premia parlamentar de futuro

Apoiam o prêmio a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Rádioweb.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!