Prêmio: Suplicy volta a se aproximar de Cristovam

O senador do PT está a apenas 43 votos de seu colega do PDT na disputa pela indicação de melhor senador de 2012. Entre os deputados, o líder é Chico Alencar

A disputa continua ferrenha entre os deputados e senadores pelo prêmio de melhores parlamentares de 2012. Especialmente entre os senadores. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disputa voto a voto com Cristovam Buarque (PDT-DF) o Prêmio Congresso em Foco de melhor senador de 2012. Cristovam está apenas 34 votos na frente de Suplicy. O senador do PDT tem, de acordo com o último boletim, 3215 votos. Suplicy está com 3181 votos. Em terceiro lugar, vem senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), com 2474 votos.

Entre os deputados, o líder é Chico Alencar (Psol-RJ). Em segundo, vem seu colega de partido e de bancada Jean Wyllys (Psol-RJ), com 2469 votos. Em terceiro, está a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), com 1946 votos.

Veja aqui todas as informações do último boletim parcial do Prêmio Congresso em Foco

E vote! Ajude a mostrar quem faz a diferença na política brasileira

As escolhas do Prêmio Congresso em Foco são feitas em duas etapas de votação. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem aqueles que, na sua opinião, foram os melhores deputados e senadores do ano, de um modo geral, e em categorias especiais, como Combate ao Crime Organizado ou Defesa da Cidadania e da Segurança Jurídica. Os nomes mais votados pelos jornalistas compõem a lista de finalistas, que são, então, submetidos à escolha dos internautas, que definem quem foram, de fato, os melhores do ano.

Este ano, o Congresso em Foco resolveu, pela primeira vez, abrir aos internautas a chance de também indicar nomes para a lista de finalistas. O regulamento apenas estabeleceu algumas restrições a essa escolha. Não podem ser votados parlamentares que respondem a processos na Justiça ou ações no Conselho de Ética da Câmara e do Senado. Também não podem ser votados aqueles que têm acusações de violações de direitos humanos, como trabalho escravo e homofobia.

Na escolha do internauta, para incluir nomes à lista de finalistas, lidera entre os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), com 368 votos. Entre os deputados, o líder na escolha do internauta é Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), com 161 votos.

Veja aqui o último boletim com as indicações dos internautas

A votação

O processo de votação na internet é monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF). Para ser computado, o voto do internauta é confirmado por link a ser enviado por e-mail após votação no próprio site. Não é possível votar mais de uma vez com o mesmo e-mail. O monitoramento realizado também identifica votos de origem irregular, impedindo a sua contabilização.

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!