Prêmio irá destacar a defesa dos consumidores

Parlamentares mais identificados com a causa serão homenageados por categoria especial do Prêmio Congresso em Foco patrocinada pela Anffa Sindical

Quem compraria uma fruta, verdura, litro de leite ou quilo de carne se desconfiasse que tais alimentos poderiam fazer mal à sua saúde? O que confere tranquilidade para consumir cada produto agropecuário comprado no supermercado é saber que ele passou antes por uma inspeção sanitária. E quem confere a qualidade desses alimentos e os certifica são os fiscais agropecuários. Daí a decisão do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) de patrocinar, na edição 2012 do Prêmio Congresso em Foco , uma categoria especial para homenagear os deputados e senadores que se destacam na defesa do consumidor.

É o segundo ano consecutivo em que a Anffa Sindical se associa ao Prêmio Congresso em Foco , no patrocínio dessa categoria. Em 2011, o parlamentar que recebeu mais votos dos internautas por sua atuação na defesa dos direitos dos consumidores foi o senador Paulo Paim (PT-RS). Também foram distinguidos nessa categoria os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e os deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Roberto Santiago (PV-SP).

“A defesa do consumidor é um universo”, comenta o presidente da Anffa Sindical, Wilson de Sá. “São vários os aspectos que envolvem a proteção do cidadão nas suas relações de consumo, e o trabalho da vigilância agropecuária faz parte desse universo. Ao zelar pela qualidade dos produtos agropecuários, estamos protegendo o consumidor”, resume Wilson.

Estar associado ao prêmio, segundo Wilson de Sá, também ajuda a categoria dos fiscais federais agropecuários a estreitar seus contatos com os parlamentares, ajudando-os a compreender as peculiaridades da atividade de fiscalização agropecuária e defendê-la, dentro das possibilidades da rotina parlamentar. “Para nós, a parceria trouxe benefícios enormes”, conta o presidente da Anffa Sindical. “Foi uma exposição muito positiva”.

Exercício de cidadania

Wilson de Sá destaca também o apoio à iniciativa num sentido mais amplo. Para ele, o Prêmio Congresso em Foco, é um “exercício de cidadania”, ao estimular o cidadão a  fiscalizar e acompanhar os seus representantes eleitos, distinguindo aqueles que apresentam melhor desempenho.

“A cada ano”, afirma o presidente da Anffa Sindical, “os parlamentares se empenham mais para ganhar o prêmio. E eles vão aprendendo que há um tipo de padrão de comportamento que é exigido por aqueles que votam na escolha dos melhores. Para se habilitar ao prêmio, eles sabem que terão de se comportar da forma que a sociedade considera a mais acertada”. E completa: “O prêmio é importantíssimo porque estabelece uma ponte entre a sociedade e o Parlamento”.

Neste ano em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco,envolve duas etapas de seleção. Num primeiro momento, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os senadores e deputados que, na sua avaliação, mais se destacaram no ano..

Os parlamentares mais citados pelos jornalistas formam a lista de finalistas, que é submetida a todos os leitores do site em votação pela internet.

Outras matérias sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo