Prêmio Congresso em Foco destaca quem faz a diferença

Em entrevista à Rádio Web, o diretor do Congresso em Foco diz que a intenção do prêmio é destacar as ações daqueles que pensam menos em si e mais na sociedade

Não raro, os políticos destacam-se com ações em proveito próprio ou à sua classe. Quando votam em favor do aumento dos seus próprios salários e das suas verbas de representação. Na sua sexta edição, o Prêmio Congresso em Foco tem por objetivo distinguir os deputados e senadores que, na sua atividade, demonstram mais preocupação com a sociedade e menos com a manutenção e defesa dos seus próprios interesses. É uma tentativa de estabelecer um bom padrão de comportamento político, que seja o esperado pela sociedade, que leve em conta menos os parâmetros prezados pelos próprios políticos, de poder, de influência, e mais aqueles esperados pela população, de bom comportamento e prestação de serviços. É isso o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, nesta entrevista à Rádioweb, a maior agência de notícias para rádio do país, e parceira do site na divulgação do Prêmio Congresso em Foco 2011.

Clique aqui para ouvir a entrevista de Sylvio Costa à Radioweb

ENTRE AQUI VOCÊ TAMBÉM PARA VOTAR NO PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2011

Divulgado hoje (20) às 14h57, o último boletim da votação dos parlamentares que disputam o prêmio este ano mostra as posições inalteradas, na categoria geral e nas categorias especiais. Entre os senadores, lidera o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), com 6.940 votos. Entre os deputados, o líder é o deputado Jean Willys (Psol-RJ), 5.043 votos. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é o nome mais votado entre os parlamentares de futuro, aqueles que têm menos de 45 anos, com 3.941 votos. Entre os que se destacam na defesa da democracia e da cidadania, o líder é o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), com 3.546 votos. O senador Paulo Paim (PT-RS) lidera na defesa do consumidor, com 4.501 votos. Na categoria defesa dos municípios, lidera o senador Wellington Dias (PT-PI), com 3.669 votos. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) é o líder na categoria segurança jurídica e qualidade de vida, com 4.337 votos. E Paulo Paim (PT-RS) destaca-se na defesa da saúde, com 2.642 votos.

Clique aqui para ver o último boletim de votação

Veja todas as parciais divulgadas até agora

Parceiros

Assim como nas edições anteriores, a segunda e decisiva etapa de votação tem como base uma lista predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Esta edição é marcada pela participação recorde dos profissionais da imprensa. Ao todo, 267 jornalistas de 55 veículos votaram, por meio de duas urnas itinerantes, em processo fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília. Somente na premiação final, dia 7 de novembro, serão conhecidos os vencedores da votação na internet. Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras; o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil); e a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!