Policiais Federais adotam postura crítica a Bolsonaro e lutam por direitos

Em princípio apoiadores do governo Bolsonaro, policiais federais, representados pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), se uniram a outras organizações de policiais do Brasil para protestar contra a reforma administrativa e outras perdas sofridas pela categoria.

Em reação à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 186/2019, a PEC Emergencial, na quarta-feira (17) mais de mil automóveis ocuparam o Eixo Monumental, em Brasília.

Manifestação de policiais em Brasília
Repordção / Fenapef
Segundo o presidente da entidade, Luís Antônio Boudens, essas reformas trouxeram componentes que, do ponto de vista do serviço público,  "são uma cortina de fumaça para atacar direitos históricos dos policiais". Boudens salienta que a manifestação não teve nenhum viés ideológico. "A Fenapef sempre busca manter uma relação boa com os governantes, aplicando aquela máxima de que a Polícia Federal é uma polícia de Estado e não de governo", afirma.

Ele lembra que o governo Bolsonaro iniciou com grande apoio do grupo dos policiais em geral, mas logo com a Reforma da Previdência, perdeu praticamente todo o apoio das categorias. E, para o presidente da Federação, essa foi uma proposta que "escolheu os grupos de servidores que 'pagariam a conta' de toda a reforma".

Boudens considera que o Congresso Nacional tem participação em todas as decisões do presidente e, por isso, é necessário que exista representatividade social na atuação do plenário, "sob pena de os parlamentares tomarem decisões divergentes com as necessidades do povo brasileiro".

"O erro dos congressistas, e de qualquer político, é se afastar dos anseios de quem os elegeu e voltar sua carga de atuação para interesses dos próprios parlamentares ou de grupos de interesse", aponta o agente especial de Polícia Federal.

Prêmio Congresso em Foco

Renovando a parceria, a Fenapef apoia o Prêmio Congresso em Foco 2021. A premiação ocorrerá, por meios digitais, em 21 de outubro, quando serão conhecidos os deputados e senadores que, na avaliação do público, de jornalistas e de um júri especializado, melhor trabalham pela democracia.

"Para a Federação Nacional dos Policiais Federais, participar do Prêmio é um motivo de orgulho, pois é um prêmio que propõe o reconhecimento da atuação político-parlamentar dos diversos congressistas brasileiros."

>Veja a lista com todos os premiados no Prêmio Congresso em Foco 2020

> Conheça os primeiros apoiadores do Prêmio Congresso em Foco 2021

Thaís Rodrigues é repórter do Programa de Diversidade nas Redações realizado pela Énois - Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative.

Continuar lendo