Pela Radioweb, Prêmio Congresso em Foco chega a 608 emissoras

Os boletins feitos pela principal agência de rádio do país atingiram um público potencial de mais de 33 milhões de ouvintes

Os ouvintes de rádio pelo Brasil afora já sabem que no dia 8 de novembro, em Brasília, haverá a cerimônia de premiação dos deputados e senadores que fizeram a diferença em 2012. Sabem que, nessa data, uma quinta-feira, haverá, no espaço Unique Palace a festa da edição deste ano do Prêmio Congresso em Foco. Os ouvintes sabem de tudo isso graças ao trabalho da Radioweb, a maior agência de rádio do país. Graças a ela, as informações sobre o prêmio chegaram a 608 emissoras de 520 municípios, em 25 estados do país, no Distrito Federal e até no exterior (uma rádio em Lisboa, Portugal).

Pelo segundo ano consecutivo, a Radioweb dá apoio institucional ao Prêmio Congresso em Foco. Na tarefa de ajudar a promover a iniciativa, que se propõe a premiar os parlamentares que melhor representam a população brasileira a cada ano, a Radioweb preparou boletins com informações sobre o prêmio, que foram distribuídos para suas emissoras afiliadas.

Entre os dias 6 de setembro e 2 de outubro, foram preparadas dez reportagens sobre o prêmio. Essas matérias tiveram 1.941 aproveitamentos em 608 emissoras de rádio de 520 diferentes cidades. Desde a Rádio Capivari, em Abadiânia (GO) até a Rádio Horizonte FM em Lisboa, Portugal. No total, os dez boletins veiculados representam mais de 48 horas de cobertura dedicada à divulgação do prêmio, uma reportagem a cada dez minutos durante o período. Considerando-se a população dos 520 municípios, há um público potencialmente atingido de 33,7 milhões de pessoas. Se computarmos apenas 10% desse universo, as reportagens ainda assim chegariam a mais de três milhões de pessoas.

“Uma constatação a que chegamos neste segundo ano de parceria é que mais emissoras tomaram conhecimento da iniciativa e aderiram ao Prêmio Congresso em Foco”, diz o diretor da Rádioweb, Geanoni Mosqueur. “Torna-se cada vez mais apoiada e bem-vinda a iniciativa. E a adesão, veiculando os boletins, é a forma que essas emissoras encontram de apoiar o projeto e ajudar a melhorar a política brasileira”, completa Geanoni.

O prêmio

O Prêmio Congresso em Foco ajuda a mudar a política brasileira ao contribuir para criar um padrão de conduta que a sociedade espera do parlamentar. Escolhidos em duas etapas – primeiro, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional preparam uma lista de finalistas, que, numa segunda etapa, é submetida à votação dos leitores na internet –, os deputados e senadores finalistas não são muitas vezes aqueles que eventualmente têm mais poder, que exercem os cargos de maior destaque ou mais nomeiam nos principais escalões do governo. Mas os que mais demonstraram preocupação com os anseios da população e com o bom exercício da atividade legislativa.

Este ano, o Prêmio Congresso em Foco apresentou uma inovação nas suas regras, permitindo ao internauta incluir nomes na lista de premiados, além de (como ocorre desde a primeira edição do Prêmio) definir a classificação de todos eles. Para essa inclusão, porém, foram estabelecidos critérios. O parlamentar, para ser votado, não poderia responder a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal, nem a processo nas comissões de ética do Senado e da Câmara e nem ter seu nome envolvido com denúncias de violações aos direitos humanos, como homofobia e trabalho escravo.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Saiba mais aqui sobre a Agência Radioweb

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!