Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Os melhores momentos da premiação

Em cerimônia com homenagens a ex-colegas e discursos em defesa do Legislativo, emoção e razão deram o tom na entrega do Prêmio Congresso em Foco

Edson Sardinha*

Convites à reflexão sobre o desempenho do Congresso Nacional e homenagens a dois parlamentares que saíram de cena recentemente mas deixaram viva a admiração dos colegas. Com esses dois ingredientes, razão e emoção deram o tom dos discursos na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2008, na última segunda-feira (1º), em Brasília, aos melhores deputados e senadores do ano. 

Sob a apresentação dos jornalistas Heraldo Pereira e Cristina Serra, o evento premiou os 42 finalistas pré-classificados por profissionais de imprensa, submetidos posteriormente ao crivo dos leitores deste site por 60 dias, em votação na internet.

Quem não esteve no auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nem acompanhou a transmissão ao vivo pela internet, pode conferir, a seguir, vídeos de alguns dos melhores momentos da premiação.

A homenagem a Jefferson Péres

Um dos cinco senadores a integrar a lista de finalistas das três edições do prêmio, Jefferson Péres (PDT-AM), morto em maio deste ano, teve sua memória reverenciada pela mulher, a juíza Marlídice Péres. No momento de maior emoção da cerimônia, ela pediu a palavra ao receber uma placa em nome do marido, o décimo senador mais votado pelos internautas em 2008.

“Eu acredito que os sonhos e as certezas de Jefferson não se perderão num simples ato de encantamento que lhe foi colocado. As certezas e os sonhos dele devem perdurar. O sonho de ver um Brasil mais justo, mais digno, mais próspero, melhores índices de educação, saúde e segurança e a certeza de que ser decente não é ser tolo. E que ser honesto não é ser ultrapassado nem démodé”, declarou Marlídice, antes de ser aplaudida de pé pela platéia.

Confira o vídeo

A sugestão de Cristovam

Jefferson Péres também foi homenageado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ao receber o prêmio como o senador mais bem avaliado pelos jornalistas em 2008, o pedetista sugeriu que a categoria criada este ano para homenagear o parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção leve o nome do ex-colega, seu companheiro na chapa presidencial em 2002. A sugestão foi prontamente aceita pela direção do Congresso em Foco. A homenagem será prestada já a partir de 2009, quando a premiação chegará à sua quarta edição.

Confira o vídeo

O reconhecimento de Simon

Apontado pelos internautas como o parlamentar que mais atuou no combate à corrupção e na promoção da Justiça, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) também homenageou Jefferson Péres e lembrou da responsabilidade de toda a sociedade para a melhoria da representação política no país. Para o senador gaúcho, a premiação serve de estímulo para o trabalho dos parlamentares e reforça a visão crítica do site. “O Congresso em Foco tem esse grande mérito. Além de mostrar os erros que acontecem, mostra que alguma coisa deve ser feita e respeita aquilo que foi feito”, ressaltou.

Confira o vídeo

O desabafo de Garibaldi

Autor do discurso mais contundente da noite, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), condenou o abuso das medidas provisórias, pregou a independência do Legislativo em relação ao Executivo e ao Judiciário e saudou o prêmio como um estímulo à melhoria do Parlamento. “Todos devem fazer deste prêmio um motivo de estímulo para continuar a luta por um Parlamento melhor. E um Parlamento melhor significa um Parlamento independente, sem o abuso das medidas provisórias”, disse Garibaldi, um dos senadores mais votados pelos jornalistas.

Segundo o senador, o Legislativo tem de resgatar sua autonomia e trabalhar mais. “A melhor referência que nós  poderíamos receber na noite de hoje é essa palavra de estímulo, é este prêmio do Congresso em Foco, que, se eu pudesse, colocaria no lugar mais alto do Congresso Nacional”, acrescentou.

Confira o vídeo

O compromisso do site

Criador e diretor do Congresso em Foco, o jornalista Sylvio Costa disse que a iniciativa de premiar os parlamentares que mais se destacaram no ano tem, acima de tudo, um caráter pedagógico, pois convida o cidadão a refletir e a acompanhar mais de perto a atuação de seus representantes no Parlamento.

“Premiações desse tipo podem ser associadas a celebrações fúteis, honrarias que não têm muito sentido. Esse não é o nosso caso. Somos um site que faz questão de ser independente, independente do governo e da oposição, um site que gosta de fazer jornalismo indo até o fundo das coisas, fazer reportagem livremente”, afirmou. “Não somos um site chapa branca”, acrescentou.

Sylvio lembrou que o Congresso em Foco foi o primeiro site a publicar a relação dos parlamentares que respondem a acusações criminais e publica periodicamente levantamentos sobre a assiduidade e o uso das verbas indenizatórias de deputados e senadores. “A idéia é produzir informação para transformar o Brasil num país melhor. A gente pode fazer jornalismo promovendo educação política.”

Confira o vídeo

A avaliação de Alvaro

Senador mais votado pelos internautas este ano, Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que, em sua avaliação, o maior propósito do Prêmio Congresso em Foco é fortalecer a democracia. "Nós sabemos que o Congresso em Foco, na verdade, não teve a intenção de nos homenagear. Mas sim de valorizar a instituição parlamentar brasileira".

Alvaro sustentou que os políticos corruptos devem ser penalizados pela sociedade, mas que o Poder Legislativo não pode ser maculado por isso. "Condenados devem ser aqueles que desonram o mandato que exercem. Nós somos passageiros, transitórios, substituíveis. A instituição, não. Ela é permanente, insubstituível, definitiva. Preservá-la é preservar a democracia."

Continuar lendo