No plenário, senadores discursam sobre o Prêmio Congresso em Foco

Parlamentares que estão entre os premiados comentam a expectativa com a premiação, que acontecerá logo mais em Brasília

Na última parcial divulgada do Prêmio Congresso em Foco, em 9 de outubro, apenas 14 votos separavam Cristovam Buarque (PDT-DF), então o mais votado, de Eduardo Suplicy (PT-SP) na disputa pelo título de melhor senador. Seis dias depois, a votação foi encerrada. Mas somente esta noite, a partir das 20h, é que se saberá realmente quem foram os vencedores das 11 categorias do prêmio. Tamanha expectativa mexe com os parlamentares.

Na sessão desta tarde, Suplicy e Cristovam brincaram com o mistério. Um apontou o outro como vencedor, numa troca de gentilezas. Ambos também fizeram questão de ressaltar que não haviam sido avisados com antecedência sobre o resultado da votação.

Coube a Suplicy provocar Cristovam: “Meus parabéns, professor Cristovam Buarque. E parabéns, também, porque hoje à noite V. Exª é um dos designados dentre os melhores senadores pelo Congresso em Foco. Nós já sabemos que V. Exª está dentre os melhores Senadores, e, quem sabe, seja considerado o melhor. Meus parabéns a V. Exª. Estaremos juntos na cerimônia”.

Cristovam devolveu: “Pode ser uma indiscrição, mas, na última vez em que foram divulgados os votos, o senador Suplicy e eu estávamos empatados, completamente. Ele já recebeu informação de que foi ele o vencedor, porque eu não recebi. “Eu também não”, reiterou o pedetista. “Só lá é que saberemos”, afirmou o petista.

“Um mês atrás estávamos empatados. Eu quero dizer que, se for o senhor, eu vou comemorar tanto quanto se for eu próprio”, completou o senador do Distrito Federal, que já foi o mais votado pelos internautas em quatro edições do prêmio até hoje.

Minutos depois, o senador Paulo Davim (PV-RN), que também será homenageado esta noite como um dos destaques na categoria Defesa da Saúde cumprimentou os colegas pela premiação. “Quero também parabenizá-lo por constar o seu nome na relação dos melhores senadores do Congresso em Foco. Modestamente, quero também dizer da minha alegria e satisfação pelo meu nome também constar e figurar nessa lista do Congresso em Foco. Muito me orgulha e deixa feliz estar ladeado por figuras de tamanha expressão, como V. Exª, o Exmo senador Eduardo Suplicy e tantos outros companheiros que orgulham esta Casa. Meus parabéns, mais uma vez.

Na presidência da sessão, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que já figurou entre os premiados em outras edições, saudou os colegas por constarem da lista elaborada pelos jornalistas que cobrem o Congresso. “O senador Eduardo Suplicy também vive um momento importante: juntamente com o senador Cristovam, concorre ao Prêmio Congresso em Foco na categoria de melhor senador. Parabéns a ambos”, desejou a senadora.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!