Marcelo Freixo vence categoria Defesa da Educação pela votação popular

Marcelo Freixo (Psol-RJ) foi apontado pela votação popular como o congressista que mais se destaca na defesa das pautas de educação no Congresso Nacional. Por isso, recebeu o troféu do público na categoria especial “Defesa da educação” do Prêmio Congresso em Foco 2020.

Em seu discurso o deputado dedicou o prêmio a todos os professores que não podem voltar a sala de aula por conta da pandemia. Ele falou sobre a importância de se pensar o retorno das aulas.

Filho de funcionários de escola pública e professor de história, Freixo afirmou "eu estou muito feliz de receber esse prêmio como educador, pelo voto popular porque esse voto é de quem está falando da sala de aula".

"Nesse momento, eu dedico este prêmio a todos educadores que não podem por conta da pandemia a voltar as aulas", prosseguiu.

A categoria “Defesa da Educação” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com a organização Todos Pela Educação com o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam nesta área. Freixo recebeu mais de 45 mil votos na categoria.

A votação popular, que aconteceu através da internet entre os dias 17 e 31 de julho, também reconheceu o trabalho das deputadas Sâmia Bonfim (Psol-SP) e Tabata Amaral (PDT-SP), que ficaram com a segunda e a terceira colocações, respectivamente.

A vitória de Marcelo Freixo foi anunciada por Priscila Cruz, presidente da ONG Todos Pela Educação.

Veja todos os premiados pela votação popular na categoria especial “Defesa da Educação” 

Marcelo Freixo (Psol/RJ)
Sâmia Bomfim (Psol/ SP)
Tabata Amaral (PDT/ SP)
Glauber Braga (Psol /RJ)
Soraya Thronicke (PSL/ MS)

A consulta popular na internet é uma das três formas de votação do Prêmio Congresso em Foco 2020. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante as semanas de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. A votação popular foi auditada internamente e também externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Parecer da APCF atesta a idoneidade da votação.

A ferramenta de votação utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para o prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.

Categorias Especiais

O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso, como é o caso da educação.

Este ano, o prêmio contou com duas categorias especiais: “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); “Defesa da Educação”, criada em parceria com a ONG Todos Pela Educação.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!