Prêmio Congresso em Foco 2007 será entregue hoje

Edson Sardinha

A pouco mais de um mês do fim de 2007, ano em que o Congresso viveu fortes emoções, tanto por suas atribuladas votações, quanto por assuntos externos, um seleto grupo de congressistas será homenageado esta noite por sua atuação parlamentar desde o início desta legislatura, em fevereiro.

A partir das 20h, 16 senadores e 25 deputados federais receberão o Prêmio Congresso em Foco 2007 na condição de parlamentares que melhor exerceram o mandato este ano. O reconhecimento, porém, não pára por aí. Também serão homenageados os parlamentares que se destacaram como os mais assíduos das sessões deliberativas (veja quem são eles).

E tudo se iniciou no dia 10 de setembro, quando 188 jornalistas que cobrem o Legislativo federal começaram a responder à seguinte pergunta: “Quais são os deputados e senadores que melhor representam a população no Congresso?”. Clique aqui para ver o resultado entre os jornalistas.

A relação feita por profissionais que têm como dever profissional acompanhar de perto a atuação dos 594 congressistas foi submetida aos internautas, que democraticamente manifestaram sua opinião, ao longo de dois meses de votação e por meio dos 241.750 votos distribuídos entre os finalistas (veja o resultado final).

Uma homenagem justa, que tem como objetivo combater o nocivo discurso de que todos os parlamentares são, negativamente, iguais e valorizar aqueles que mais se dedicaram ao exercício da representação popular. 

A intenção do prêmio, cuja primeira edição foi realizada no ano passado, é estimular os cidadãos a analisarem o desempenho dos seus representantes no Congresso, exercitando-se na arte de separar o joio do trigo na política brasileira.

Como será a premiação

A explicação sobre os motivos da iniciativa e de todo o processo de seleção, aliás, dará início à cerimônia de entrega dos prêmios, a ser comandada pelos jornalistas Heraldo Pereira e Cristina Serra, dois dos mais respeitados profissionais da TV brasileira. O evento será na churrascaria Porcão, em Brasília. A maioria dos convidados já confirmou presença.

Os prêmios serão entregues aos 50 homenageados da noite pelos presidentes ou diretores das entidades que apoiaram a iniciativa. Os congressistas (saiba mais sobre cada um deles) receberão certificados atestando a boa atuação que tiveram este ano, seja pelo exercício do mandato este ano, seja pela assiduidade, conforme a lista de presença fornecida pelas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

Os mais assíduos receberão a homenagem das mãos do presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, Sandro Avelar, e do diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz.

Na seqüência, serão chamados os deputados que, na classificação da internet (confira), ficaram entre a 25ª e a 11ª posição. E, logo depois, os senadores classificados entre a 16ª colocação e a 11ª. Eles receberão o certificado do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, da diretora de Jornalismo do Portal iG, Mariana Castro, e do diretor do jornal Hoje em Dia em Brasília, Otto Sarkis.

Os classificados entre a quarta e a décima posição em cada casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. Entregarão o prêmio o presidente em exercício da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rolemberg Costa, e o representante da Petrobras Carlos Aurélio Werneck.

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, conforme a classificação dada pelo internauta, receberão um troféu, criado pela artista plástica paulista Suzana Gouveia.

Os prêmios serão entregues pelo vice-presidente das Relações Externas da Brasil Telecom, Jorge Jardim, pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e pelo diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa. Os cinco parlamentares mais bem classificados em cada Casa legislativa, na avaliação dos leitores, poderão fazer uso da palavra.

Concluída a premiação, em seguida, será servido um jantar ao som brasileiríssimo do grupo Choro Livre, ligado ao Clube do Choro, um dos ícones culturais de Brasília, com três décadas de história. No repertório previsto para esta noite, clássicos de Tom Jobim, Ary Barroso, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, entre outros (saiba mais).

Ao longo desta noite, o Congresso em Foco publicará, em tempo real, tudo o que se passa na cerimônia de premiação, sem comprometimento, é claro, da cobertura das sessões da Câmara e do Senado. Não perca!

Por que premiar

Este prêmio é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom, e apoiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelo restaurante Porcão, pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelo Clube do Choro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia. Para mais informações ou para conhecer as opiniões de outros leitores sobre o Prêmio Congresso em Foco 2007, entre aqui.

Os objetivos do prêmio são assim definidos no regulamento:

“Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações neste primeiro ano da nova legislatura (a partir de 1ºfev2007);

Valorizar os bons exemplos, incentivando os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;

Incentivar a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados;

Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!