Saiba como participar da festa do Prêmio Congresso em Foco

Faltam apenas cinco dias para o evento político e social mais aguardado do ano em Brasília, o Prêmio Congresso em Foco 2019. Anote aí: na quinta-feira, 19 de setembro, às 20h, no Porto Vittoria Espaço de Eventos, serão anunciados os parlamentares que melhor representam a população, conforme votação na internet e a análise de jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado.

As vagas para participar dessa festa são limitadas. Garanta agora mesmo o seu lugar!

Entenda abaixo o que é o Prêmio Congresso em Foco:

> Por que premiar políticos?
Em sua 12ª edição, o prêmio tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política. A iniciativa pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato, valorizar os bons exemplos e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. Nossa mensagem é clara: a defesa da democracia, conforme sublinhado em discurso feito pelo fundador do site, Sylvio Costa, e pela diretora da agência de comunicação InPress Oficina, Patrícia Marins, na cerimônia de premiação em 2017.

> Quem escolheu os melhores parlamentares do ano?
Os premiados que serão anunciados no próximo dia 19 foram escolhidos por meio de três públicos:
– Internet, em votação aberta entre os dias 1º e 31 de agosto, auditada externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
– Jornalistas, em votação feita por meio digital entre profissionais de imprensa credenciados que cobrem o Congresso por veículos de comunicação.
– Júri, em votação feita por um grupo de profissionais que, por dever de ofício, conhecem de perto a atuação parlamentar. Participam do grupo cinco pessoas, que representam os segmentos acadêmico, empresarial e sindical, o terceiro setor e o Congresso em Foco (conheça os jurados).

> Quem está apto à premiação?
Somente puderam ser votados parlamentares que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no ano legislativo de 2019 e que não respondem a investigações criminais na Justiça.

> Em quais categorias eles serão premiados?
O prêmio este ano é dividido em cinco categorias:
– Melhores Deputados e Melhores Senadores – escolhidos pela internet, pelo júri e por jornalistas
– Clima & Sustentabilidade, promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) – escolhidos pela internet e pelo júri
– Apoio ao Empreendedorismo – escolhidos pela internet e pelo júri
– Valorização dos Bancos Públicos, patrocinada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) – escolhidos pela internet e pelo júri

> Quem será premiado?
De acordo com o regulamento, o número de premiados varia conforme o público e o tipo de categoria.
– Votação da internet
Os 10 senadores e os 20 deputados mais votados nas categorias gerais
Os 5 parlamentares mais votados em cada categoria especial.
– Votação do júri
Os 5 senadores e os 10 deputados mais votados nas categorias gerais
Os 5 parlamentares mais votados em cada categoria especial.
– Votação dos jornalistas
Os 5 senadores e os 5 deputados mais bem avaliados

> O que eles levarão para casa?
Serão entregues diplomas a todos os premiados, atestando sua inclusão entre os melhores representantes da população no Congresso. Receberão troféus os três mais votados pela internet e o(a) mais votado(a) pelo júri, em cada categoria geral (Melhores Deputados e Melhores Senadores). Também receberá troféu o parlamentar mais votado em categoria especial, seja pela internet, seja pelo júri.

> Como participar da festa?
Mesmo que não seja um dos parlamentares premiados, você pode participar desse grande evento social e político. Acesse a página da Bilheteria Digital ou procure uma das lojas relacionadas abaixo para comprar o seu ingresso. Corra, porque os assentos disponíveis são limitados.  A cerimônia também será transmitida pelo Congresso em Foco e suas redes sociais.

> Quem apoia o prêmio

Por força do regulamento, os resultados parciais da votação na internet só foram divulgados até 20 de agosto.

> Veja as últimas parciais

anabbIDSmelhores parlamentaresPrêmio Congresso em FocoPrêmio Congresso em Foco 2019