Chico volta à liderança no Prêmio Congresso em Foco

O deputado do Psol está numa disputa renhida com seu colega de bancada Jean Wyllys. No Senado, continua na liderança Cristovam Buarque

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que convalesce de uma cirurgia para colocação de ponta de safena, voltou a liderar a corrida pelo posto de melhor deputado no Prêmio Congresso em Foco. O boletim anterior tinha mostrado seu colega de bancada, Jean Wyllys (Psol-RJ) à frente. Agora, é novamente Chico quem lidera. Chico Alencar tem agora 2358 votos, contra 2339 votos dados a Jean. Em terceiro lugar, está a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), com 1852 votos.

Clique aqui para ver todos os números do último boletim do Prêmio Congresso em Foco
Se você ainda não votou para escolher o melhor parlamentar de 2012, entre aqui

Entre os senadores, a liderança é de Cristovam Buarque (PDT-DF), que tem 3050 votos. Em segundo, está o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com 2994 votos. Em terceiro, está Randolfe Rodrigues (Psol-AP), com 2346 votos.

Este ano, pela primeira vez o Congresso em Foco abriu aos internautas a possibilidade de acrescentar novos nomes na lista dos finalistas, que é definida em votação entre os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os internautas poderão acrescentar um deputado e um senador na lista dos melhores e nas listas das categorias especiais do prêmio. O regulamento, porém, traz algumas limitações a essa escolha. Não podem ser votados parlamentares que respondam a ações judiciais (inquéritos e ações penais); que respondam a processo no Conselho de Ética na Câmara e no Senado, ou que tenham contra si denúncias de violações de direitos humanos, como trabalho escravo e homofobia.

Na escolha dos internautas, Alvaro Dias (PSDB-PR) lidera entre os senadores, seguido por Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Entre os deputados, o líder é Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), seguido por Fernando Francischini (PEN-SP) e Fábio Trad (PMDB-MS).

Clique aqui para ver o último boletim com a escolha dos internautas

Categorias especiais

Além da categoria geral, o Prêmio Congresso em Foco tem algumas categorias especiais. Uma delas premiará o melhor parlamentar mais jovem, com menos de 45 anos. Nessa categoria, quem lidera é o senador Randolfe Rodrigues, seguido de Jean Wyllys. Eduardo Suplicy lidera na Defesa da Democracia. Paulo Paim (PT-RS) na Defesa dos Consumidores. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é o líder na Defesa do Desenvolvimento Econômico. Randolfe Rodrigues na Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania. Dr. Rosinha (PT-PR) na Defesa da Saúde. Randolfe no Combate ao Crime Organizado. Paim na Defesa da Previdência e dos Servidores Públicos. E Cristovam na Defesa da Inovação Tecnológica.

A votação

O processo de votação na internet será monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF). Para ser computado, o voto do internauta será confirmado por link a ser enviado por e-mail após votação no próprio site. Não é possível votar mais de uma vez com o mesmo e-mail. O monitoramento realizado também identifica votos de origem irregular, impedindo a sua contabilização.

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!