Bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento econômico, defende Anabb

Para o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), Reinaldo Fujimoto, o Prêmio Congresso em Foco aproxima o Parlamento do eleitor e fortalece a democracia. “O Congresso desempenha um papel fundamental, que é ouvir e concretizar anseios da sociedade”, avalia. Parceira do prêmio em 2019, a entidade apoia a categoria especial “Valorização dos Bancos Públicos”.

Fujimoto entende que, no atual cenário político, os bancos públicos são fundamentais para a retomada do crescimento econômico. “Nesse contexto, se torna ainda mais importante divulgar informações que reiterem a relevância dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico e social do país”, defende o presidente da Anabb.

O presidente Jair Bolsonaro declarou que não pretende incluir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal entre as instituições a serem privatizadas. Mas a ideia já foi levantada outras vezes pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Reinaldo Fujimoto também vê no prêmio uma oportunidade de se combater o discurso de deslegitimização da política. Na avaliação dele, a descrença nos políticos só prejudica a democracia e enfraquece as instituições.

“Nós temos que assumir a nossa responsabilidade. Temos direito ao voto e, por isso, somos responsáveis pelos rumos do nosso país. Nesse contexto, o papel da Anabb é acompanhar de perto e participar dos debates no Congresso Nacional, de forma apartidária e utilizando o diálogo como ferramenta para induzir boas decisões dos parlamentares. O Brasil precisa de instituições fortes e confiáveis como o Banco do Brasil para fomentar o desenvolvimento, fortalecer o agronegócio e ajudar o nosso país a crescer”, defende.

O Prêmio Congresso em Foco 2019 será entregue em 19 de setembro aos parlamentares que, na votação popular e na votação do júri especializado e dos jornalistas que cobrem o Congresso melhor representam a população no Parlamento. A votação na internet prossegue até o próximo dia 31. Os ingressos já estão à venda. Reserve o seu lugar!

Realizado pela 12ª vez, o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos congressistas mais bem avaliados pela sociedade e ressaltar a importância do Poder Legislativo em uma democracia.

* Estagiária sob a supervisão de Edson Sardinha

> Alvaro Dias abre vantagem na valorização dos bancos públicos

> Marcelo Freixo e Carla Zambelli disputam liderança por prêmio de melhor deputado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!