Assista ao vivo à festa do Prêmio Congresso em Foco

Novidade este ano, a Agência Radioweb transmite a cerimônia que distingue os melhores parlamentares de 2012. Acompanhe por aqui todo o evento

Começa agora no Unique Palace, em Brasília, a festa do Prêmio Congresso em Foco 2012. E, para este ano, uma novidade foi preparada. Será possível acompanhar, ao vivo, toda a cerimônia. Uma parceria com a Radioweb, a maior agência de rádio do Brasil, permitirá a transmissão. Junto com a equipe do Congresso em Foco, os jornalistas da Radioweb Walmor Parente, Fernando Dias e Ronaldo Berwanger farão a transmissão, narrando tudo o que acontece e intercalando momentos da premiação com entrevistas de políticos, jornalistas e demais participantes do evento.

Para acompanhar a transmissão, basta clicar no link abaixo. Ele abrirá uma ferramenta de áudio, por meio da qual será possível ouvir toda a cerimônia. O mesmo link estará no site da Radioweb e disponível para as emissoras de rádio filiadas à agência de notícias e a quem mais queira compartilhar a transmissão.

Clique aqui para, a partir das 20h, ouvir a festa do Prêmio Congresso em Foco 2012

À medida em que forem sendo anunciados os vencedores do prêmio em cada categoria, publicaremos novas informações no site.

O prêmio

A tarefa de identificar e premiar os melhores deputados e senadores do ano acontece em duas etapas. Na primeira, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolheram livremente aqueles que, na sua opinião, mais se destacaram no exercício da atividade legislativa, de um modo geral e nas categorias especiais, descritas abaixo. O processo de coleta dos votos dos jornalistas é realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. Neste ano,186 jornalistas participaram da escolha.

Os 25 deputados e os dez senadores mais votados na categoria geral e os cinco mais votados nas categorias especiais passaram a ser os finalistas. Iniciou-se, então, a segunda fase. Os finalistas foram submetidos à votação dos leitores, pela internet, que definem a posição final de cada um no Prêmio Congresso em Foco.

Em 2012, introduziu-se uma novidade: os internautas puderam incluir um outro nome entre os deputados e senadores, tanto na categoria geral como nas categorias especiais. Os nomes desses parlamentares incluídos pelos internautas também serão conhecidos hoje à noite.

Eleição ficha limpa

Estabeleceu-se para este ano também uma nova regra: não poderiam ser votados parlamentares que respondessem a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a processos nos conselhos de Ética da Câmara e do Senado, ou que fossem alvos de graves denúncias de ofensas aos direitos humanos, como homofobia ou trabalho escravo.

Categorias especiais

Combate ao crime organizado”, apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF);

Defesa da democracia”, patrocinada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF);

Defesa da Previdência Social e dos servidores públicos”, com o apoio da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip);

Defesa da segurança jurídica e da cidadania”, apoiada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (AnoregBR)  e também pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil);

Defesa dos consumidores”, categoria apoiada pela Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical);

Parlamentares de Futuro”, patrocinada pela Ambev, no qual serão distinguidos somente os deputados e senadores com menos de 45 anos.

E outras três categorias, que premiarão os parlamentares de maior destaque na defesa da inovação tecnológica, do desenvolvimento econômico e da saúde.

Também receberão premiação especial o(a) deputado(a) e o(a) senador(a) mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!