Mesa do Senado encaminha indicação de André Mendonça à CCJ

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal informou, em nota divulgada nesta quinta-feira (19), que despachou na quarta-feira (18) a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello.

O despacho não significa que a CCJ irá logo sabatinar e analisar a indicação de Mendonça. A nota esclarece que a Mesa “aguardará a designação de um relator para proferir parecer à indicação naquele colegiado”.

“Em seguida, se aprovada após sabatina do indicado naquela Comissão, a mensagem seguirá ao Plenário do Senado Federal onde, para ser aprovada, necessitará de maioria absoluta de votos sim (41 votos)”, prossegue a nota.

As informações no Senado são de que a CCJ não pretende avaliar o nome de André Mendonça enquanto não amainar o clima produzido pela intenção do presidente Jair Bolsonaro de enviar pedido de impeachment ao Senado dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Leia a íntegra da nota da Secretaria da Mesa do Senado:

"NOTA SGM SENADO

A Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal esclarece, em relação à Mensagem nº 36, de 2021, pela qual o presidente da República indica o nome de André Luiz de Almeida Mendonça para exercer o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, que a mesma foi publicada e despachada ontem, dia 18/08/2021, à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguardará a designação de um relator para proferir parecer à indicação naquele colegiado. Em seguida, se aprovada após sabatina do indicado naquela Comissão, a mensagem seguirá ao Plenário do Senado Federal onde, para ser aprovada, necessitará de maioria absoluta de votos “sim” (41 votos)."

Painel do Poder: André Mendonça é candidato meio cheio, meio vazio

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo