Governadores criarão consórcio de defesa do meio ambiente

Além da decisão de pedir uma reunião ao presidente Jair Bolsonaro para tentar um entendimento que amenize a crise política, os governadores tomaram uma outra decisão que julgam estrategicamente importante na reunião que fizeram na segunda-feira (23). Eles resolveram criar um Consórcio de Governadores pelo Clima, ou Brasil Verde.

A ideia é estabelecer a partir do consórcio um posicionamento em bloco a respeito dos desafios da agenda ambiental brasileira e os compromissos com as metas de desaceleração do aquecimento global. Os governadores pretendem criar um fundo conjunto para investir em ações ambientais. Tal fundo viria de contribuições dos próprios estados, mas também da captação de recursos que conseguissem no exterior. Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a ideia é que, se agirem em bloco, de forma conjunta, as chances de os governadores conseguirem recursos no exterior aumenta de forma exponencial.

Há também, porém, um aspecto político na decisão de criar o consórcio. A posição negacionista e antiambientalista do governo Jair Bolsonaro vem reduzindo as possibilidades do país no exterior e a imagem externa do Brasil. Os governadores querem, assim, criar um outro fórum paralelo ao governo brasileiro que possa falar pelo país no exterior. “É um caminho novo que se encontra”, comenta Casagrande. “Os governadores querem mostrar que há outros discursos e outras preocupações além daqueles do governo federal”.

Segundo Casagrande, a ideia de criação do consórcio foi aprovada de uma forma geral no Fórum de Governadores. A adesão, no entanto, ao bloco, e a sua formalização de fato dependerá agora de aprovações nas assembleias de cada estado. “Mas a ideia está lançada”, conclui.

>Governadores apostam que Bolsonaro não se reunirá com eles. Era a ideia.

>CCJ aprova recondução de Aras ao cargo de PGR

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo