Gestão da pandemia por Bolsonaro é reprovada por 53% dos parlamentares, mostra pesquisa

Pesquisa conduzida pelo Congresso em Foco Análises, que ouviu 30% dos integrantes da Câmara e do Senado, revela grande insatisfação dos parlamentares com a atuação do governo Bolsonaro no combate à pandemia. Para 53%, a atuação do Executivo na condução do enfrentamento da covid-19 é ruim ou péssimo. Apenas 26,3% consideram a gestão boa ou ótima. Outros 20,7% avaliam como regular. 

Os dados são do mais novo serviço do Congresso em Foco, o Deep Listening, que ouve parlamentares sobre assuntos legislativos e cuja íntegra pode ser acessada por assinantes (para conhecer e acessar a pesquisa, mande mensagem para: comercial@congressoemfoco.com.br).

Na tabela, "n" corresponde ao número de parlamentares com a respectiva avaliação da gestão do governo. Fonte: Congresso em Foco

O índice de reprovação dos parlamentares ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia é praticamente o mesmo registrado na última pesquisa Datafolha, no último dia 16, que ficou em 54%. 

Uma observação importante: o levantamento do Deep Listening foi feito entre os dias 6 e 8 de março - antes, portanto, do início do pior momento da crise, com a disparada no número de casos e mortes em decorrência da covid-19. 

Conheça nossos serviços Premium

Nas duas últimas semanas, as médias móveis (de casos e de mortes) alcançaram recordes todos os dias. A pesquisa também foi realizada antes do anúncio da troca do ministro da Saúde, que envolveu o desprezo do presidente Jair Bolsonaro por uma indicação explicitamente assumida pelo presidente da Câmara por parlamentares do Centrão, a médica Luhdmila Hajjar. Bolsonaro escolheu o cardiologista Marcelo Queiroga.

Indicado há uma semana, Queiroga até hoje não foi nomeado. Como mostrou no sábado o Congresso em Foco, o presidente tenta blindar o ministro Eduardo Pazuello das investigações a que responde na Justiça por conta de atos à frente do ministério, como ignorar recomendações sobre vacinação e fornecimento de equipamentos e insumos. A ideia é arrumar outro cargo de primeiro escalão para ele não perder a prerrogativa de ser julgado apenas pelo Supremo Tribunal Federal. 

Para o pesquisador do Congresso em Foco Análises André Rehbein Sathler, há uma coincidência entre a visão dos parlamentares e a da população sobre a atuação do governo na pandemia. “Pelo menos nessa questão parece haver uma concordância entre representantes e representados”, observa o coordenador de pesquisas do Congresso em Foco, ao lado do cientista político Ricardo de João Braga. 

Os entrevistados pelo Deep Listening foram sorteados a partir de uma lista com todos os 594 deputados e senadores, levando-se em conta a proporcionalidade ideológica, regional e de gênero. Amostragem definida para espelhar com maior precisão a visão do Congresso sobre as mais de 20 perguntas feitas. 

Você também pode contratar o Deep Listening, a mais ampla pesquisa sobre o pensamento dos congressistas a respeito dos mais diversos temas legislativos. O elevado número de parlamentares ouvidos, pelo menos 30% do Congresso, amplia a margem de segurança para os resultados, que permitem o mapeamento de riscos e oportunidades com maior precisão e uma visão mais aprofundada do Congresso sobre as inclinações políticas, ideológicas e legislativas. 

Para conhecer e contratar o Deep Listening, mande e-mail para comercial@congressoemfoco.com.br.

O Deep Listening se soma a outro produto de pesquisa do Congresso em Foco, o Painel do Poder, que também tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. No caso do Painel, são ouvidas as principais lideranças do Congresso, como líderes de bancadas partidárias, integrantes das mesas diretoras da Câmara e do Senado, formadores de opinião em temas relevantes como matérias econômicas, questões ambientais, costumes e direitos humanos.

Congresso em Foco é o segundo veículo digital mais lido pelos parlamentares

Líderes do Congresso preferem Mourão a Bolsonaro, aponta pesquisa

Conheça nossos serviços Premium

Continuar lendo