Exclusivo: líderes revelam os favoritos para suceder Davi e Maia

Com Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) fora da disputa à reeleição, alguns nomes despontam com mais força para comandar o Senado e a Câmara pelos próximos dois anos. Pesquisa do Painel do Poder, serviço de pesquisa do Congresso em Foco voltado para assinantes, mostra que Simone Tebet (MDB-MS) e Eduardo Gomes (MDB-TO), no Senado, e Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), na Câmara, são vistos pelos colegas como os parlamentares com maior chance de vencer a disputa (veja a lista mais abaixo).

O Painel do Poder ouve a cada três meses os principais líderes do Congresso. Realizado ao longo da semana passada, o levantamento ouviu 71 congressistas, como líderes de bancada, presidentes de partidos e comissões e formadores de opinião. Cada líder entrevistado foi convidado a citar até três nomes que consideram ter grandes chances de serem escolhidos como presidente da Câmara e do Senado.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

A pesquisa também ouviu o Congresso sobre outros temas legislativos e os rumos da economia. Os líderes também avaliaram a atuação das principais autoridades do país. Produzido com metodologia científica, o Painel do Poder tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. As entrevistas foram feitas pelo Congresso em Foco em parceria com a empresa Demodata.

“Nunca tive intenção de ser candidato à reeleição”, diz Maia após veto do STF

A pesquisa antecipou em março de 2019, com grande antecedência, o que terminou ocorrendo com a reforma da Previdência: grandes chances de aprovação, ressalvados os pontos que afinal foram retirados do texto enviado pelo Palácio do Planalto. Também indicou que não havia clima para a aprovação de Eduardo Bolsonaro para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (ele desistiu da disputa por falta de apoio) e a exclusão de pontos do chamado pacote anticrime.

Você também pode contratar para a sua organização uma pesquisa exclusiva ou uma apresentação dos principais achados do Painel do Poder, num encontro com os profissionais que fizeram do Congresso em Foco o mais influente veículo jornalístico nacional especializado em política.

Não perca tempo! Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça contato pelo email comercial@congressoemfoco.com.br.

>Vice-presidente da Câmara comemora veto à reeleição de Maia. Veja reações

 

Continuar lendo