Congresso em Foco participa de evento sobre liberdade de imprensa

O jornalista Sylvio Costa, fundador do site e da revista Congresso em Foco, participa nesta quinta-feira (13) de um evento (veja o serviço abaixo) sobre liberdade de imprensa no Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF). A data marca também os 50 anos do Ato Institucional número 5, uma das mais medidas mais repressivas da ditadura militar (1964-1985).

O debate "Jornalistas, Liberdade de Expressão e o Futuro do País" conta ainda com a presença de Thiago Firbida, assessor de proteção da ONG ARTIGO 19, que atende casos de violência contra comunicadores; o jornalista José Carlos Torves, membro da Direção Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); e Rafael Tatemoto, correspondente do Brasil de Fato em Brasília, jornal que teve 20 mil cópias recolhidas no Rio de Janeiro pois teria publicado "matérias pejorativas contra Jair Bolsonaro".

O coordenador-geral do SJPDF, Wanderlei Pozzembom, explica que o debate busca soluções para os obstáculos que a imprensa vem enfrentando na cobertura, como a inacessibilidade de governantes eleitos para entrevista.

"Muitas vezes a informação não está chegando. É fundamental para a democracia garantir essas informações, ouvir os dois lados, garantir contraditório", explica o dirigente.

 

"Muitas vezes a informação não está chegando", lamenta o coordenador do SJPDF, Wanderlei Pozzembom

 

Outro exemplo é a limitação de acesso a eventos oficiais, como a diplomação do governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Pozzembom conta que, com a alegação de falta de espaço físico, não foi permitida a entrada de cinegrafistas e fotógrafos no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, onde se deu a solenidade.

"Um evento importante desses, um governador eleito com mais de 60% dos votos, e as pessoas não podem ter uma cobertura isenta? Tem que ser oficial?", questiona.

O evento começa às 20h no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, no Edifício City Offices, Setor de Indústrias Gráficas. O evento é aberto ao público.

Serviço:

Debate “Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do país – 50 anos do AI5”

Participação: Representantes da Fenaj, Artigo 19, Brasil de Fato e Congresso em Foco

Horário: 20h30

Confirmados:

- Thiago Firbida, assessor de proteção da ONG ARTIGO 19, onde trabalha com casos de violência contra comunicadores.

- José Carlos Torves, Jornalista e membro da Direção Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ);

- Rafael Tatemoto, Correspondente do Brasil de Fato em Brasília, jornal censurado durante as eleição de 2018;

- Sylvio Costa, jornalista e fundador do site Congresso em Foco;

- Ana Izabel G. de Alecar, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB;

- Alessandra Camarano, Presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT)

 

Briga entre Trump e jornalista da CNN ressalta importância da liberdade de imprensa

Folha de S.Paulo pede proteção à PF por ameaças a profissionais após reportagem sobre Bolsonaro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!