Congresso em Foco é homenageado na Câmara por defender os direitos LGBTI

O Congresso em Foco é homenageado nesta segunda-feira (24), no plenário da Câmara, por sua posição editorial de defesa dos direitos LGBTI. A homenagem é feita em cerimônia que comemora os 50 anos do chamado “Levante de Stonewall”, em Nova York, episódio que marcou o início oficial da luta de gays, lésbicas e transexuais em todo o mundo.

Acompanhe a transmissão ao vivo:

Diversas entidades e personalidades são agraciadas por sua atuação em defesa da diversidade de gênero e sexual. A distinção ao Congresso em Foco partiu da Aliança Nacional LGBTI+, comandada pelo ativista Toni Reis. “O site foi o primeiro veículo de comunicação do país a assumir a bandeirinha do direito à diferença”, observa Toni, em referência à iniciativa do Congresso em Foco de destacar desde 2016 a imagem do arco-íris, que simboliza o movimento LGBTI, em suas páginas, em sinal de compromisso.

A rebelião no bar Stonewall In, considerado então um reduto da comunidade gay em Nova York, foi uma resposta à invasão do local pela polícia na madrugada de 28 de junho de 1969. Esses motins são considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT nos Estados Unidos.

O levante contra a perseguição da polícia durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Neste mês o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu criminalizar a homofobia e a transfobia, depois de considerar que o Congresso Nacional se omitiu diante do assunto. O país é considerado campeão mundial em assassinatos motivados por ódio a LGBTIs.

> Por que a bandeira LGBT também é nossa bandeira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!