O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) foi escolhido pelo público como o destaque na Defesa da Educação. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (25), na cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2022.
O deputado carioca recebeu 37.892 votos, cerca de 9,9% do total registrado nos 30 dias em que a votação esteve aberta para o público. Ao todo, foram registrados 381.920 votos pela internet na categoria.
Este é o quarto ano seguido que o Todos pela Educação oferece a categoria especial que reconhece e homenageia os parlamentares que mais se destacaram na defesa da melhoria do ensino no país.
“Quando olham para me perguntam o que esse deputado que nasceu no município mais violento do Rio, o que ele pode fazer para um Brasil melhor. Eu peço a Deus todo dia força para me dedicar da melhor maneira possível ao mandato”, declarou o deputado em seu discurso. “Tenho como farol Deus, pátria, família e liberdade. No parlamento eu luto para que a educação sobre sexo para as crianças quem tem que ensinar são os pais. Os professores têm a obrigação de abrir a janela do saber, português e matemática.”
Leia também
Fecharam o top 5 escolhido pelo público o deputado Bibo Nunes (PL-RS); o senador Eduardo Girão (Podemos-CE); a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP); e o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Além da votação da internet, o júri especializado também escolheu os destaques na categoria especial da Educação.
Esta é a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Disputam parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Na categoria especial de Defesa da Educação, concorreram apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior compromisso com a melhoria do ensino no país. Para a elaboração da lista, foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.
Confira a íntegra do discurso: