A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi escolhida pelo público como destaque na Defesa da Liberdade no Transporte. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (25), na cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2022.
A deputada paulista recebeu 75.277 votos, cerca de 20,3% do total registrado nos 30 dias em que a votação esteve aberta para o público. Ao todo, foram registrados 369.682 votos pela internet na categoria.
É a primeira vez que o Prêmio destina uma categoria especial que reconhece e homenageia os parlamentares que mais se destacaram na defesa da liberdade do transporte. Essa categoria especial é apoiada pela Buser, maior plataforma de intermediação de viagens de ônibus do país.
Em seu discurso de agradecimento na entrega da premiação mais importante da política brasileira, Zambelli destacou a necessidade de ações para baratear o transporte para a população e comentou que tem atuado junto ao Ministério da Infraestrutura para desburocratizar regulamentações voltadas a ampliação da concorrência no setor.
Leia também
“Essa categoria é muito importante visto que a gente realmente precisa dessa redução de custo no transporte, que é algo necessário para a população. Acompanho o trabalho de vocês [da Buser] e estamos tentando atuar junto ao Ministério da Infraestrutura na na regulamentação necessária com a intenção de baratear o transporte para a populacao”, discursou.
Confira a íntegra de seu discurso:
Fecharam o top 5 escolhido pelo público a deputada Bia Kicis (PL-DF); o senador Fabiano Contarato (PT-ES); o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); e o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
Além da votação da internet, o júri especializado também escolheu os destaques na categoria especial da Liberdade no Transporte
Esta é a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Disputam parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Na categoria especial de Defesa da Liberdade no Transporte, concorreram apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior compromisso com o uso de novas tecnologias e a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros, em especial do segmento de fretamento. Para a elaboração da lista, foram analisadas, por exemplo, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.