O Prêmio Congresso em Foco tem o objetivo de reconhecer os melhores parlamentares do ano e os bons exemplos na política. Apesar do grande número de autoridades, o que poderia levar a uma cerimônia de premiação bastante formal e sisuda, na prática há momentos divertidos e memoráveis. Uma verdadeira celebração do que há de melhor na democracia.
Foi o caso da cerimônia de 2012. A atração musical ficou a cargo da banda Móveis Coloniais de Acaju, mas em um certo momento do evento, houve participações especiais. O então senador Eduardo Suplicy (PT-SP) – naquele ano, um dos vencedores nas categorias “Melhores no Senado” e “Defesa da Democracia” –, subiu ao palco para cantar vestido com uma camiseta da banda.
Antes de dar uma de suas famosas “canjas”, o petista convidou o deputado federal Tiririca (PL-SP), premiado como um dos “Melhores na Câmara”, e anunciou: “Tiririca está sendo chamado de volta para cantar comigo uma música que os povos do mundo saíram às ruas para proclamar que era necessário o fim da guerra do Vietnam e o fim da guerra do Iraque. É uma música pela paz”.
Leia também
Trata-se da canção “Blowin’ in the Wind”, escrita pelo cantor e compositor estadunidense Bob Dylan em 1962, cuja letra traz uma reflexão sobre paz, guerra e liberdade. A apresentação foi recebida calorosamente pela plateia presente no evento e se tornou um dos momentos mais memoráveis do Prêmio Congresso em Foco.
Assista:
PublicidadeCriado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Neste ano, os congressistas que tiveram atuação mais relevante no ano são escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em 29 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.
Clique aqui para votar nos seus parlamentares favoritos até 31 de julho.