Criado em 2006, com o objetivo de reconhecer os melhores exemplos da política nacional, o Prêmio Congresso em Foco já contemplou diversos parlamentares ao longo de 16 edições. Um desses congressistas foi o então deputado federal Jean Wyllys, em 2011, à época, representante do Rio de Janeiro pelo Psol.
Estreando o primeiro mandato naquele ano, Wyllys foi o segundo deputado mais votado pelo público na categoria “Melhores na Câmara”, atrás apenas do colega de bancada Chico Alencar (Psol-RJ). Ao receber o prêmio, o congressista, que ganhou notoriedade pela defesa da comunidade LGBTQIA+, destacou que o resultado tinha um “recado político”.
“Eu sou um deputado de primeiro mandato, homossexual assumido, que batalho aqui no Congresso de uma maneira visceral e honesta pelos direitos de minorias. Então, eu ser premiado, ser indicado e receber prêmio de segundo lugar é um recado político direto de que a política precisa de renovação, a política precisa ser honesta e trabalhar para estender a cidadania ao conjunto da população brasileira, não importando a sua sexualidade, a sua religiosidade. Gay is beautiful”, declarou.
Leia também
Assista:
No ano seguinte, Jean Wyllys foi o deputado mais votado pelo público na internet, performance que repetiu nas duas edições seguintes, 2013 e 2015.
A lista de vencedores aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano serão escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. O público pode votar nos congressistas favoritos até 31 de julho. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.