Em cada edição, a lista de parlamentares agraciados do Prêmio Congresso em Foco reflete também o contexto político do país. Foi o que aconteceu em 2017, quando o público escolheu Eduardo Bolsonaro, à época no PSC de São Paulo, como o melhor deputado do ano. O resultado é representativo da guinada à direita que o país daria no ano seguinte, com a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República.
Se o clima nas ruas já começava a ficar polarizado, a cerimônia de premiação não foi diferente. Ao ser anunciado como vencedor da categoria “Melhores na Câmara”, Eduardo se dirigiu ao palco sob vaias de parlamentares da esquerda e comemoração de colegas apoiadores. O deputado iniciou seu discurso ironizando as manifestações: “Agradeço o apoio dos colaboradores do Psol mais à minha direita”.
Afirmando estar “imbuído pelo espírito democrático”, ele saudou “os militares de 64 por terem impedido a implementação de uma ditadura de esquerda” e foi interrompido por mais vaias dos presentes no evento. O apresentador da edição e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, precisou intervir e pedir que a fala do deputado fosse respeitada. Ao retomar seu discurso, Eduardo Bolsonaro criticou a esquerda, defendeu pautas conservadoras, dedicou o prêmio ao pai e encerrou a fala com a frase que se tornaria slogan da campanha de Jair Bolsonaro ao Planalto: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.
Assista:
Além de Eduardo, o senador Magno Malta (PL-ES), outro representante da direita, foi escolhido pelo público como o melhor senador de 2017. Em seu discurso, o parlamentar capixaba destacou a necessidade de que se ter caráter na vida pública e saudou colegas de esquerda que, segundo ele, tinham esse compromisso. Malta destacou que sua vitória se deu por causa de pessoas que defendiam pautas conservadoras.
PublicidadeAssista:
A lista de vencedores aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano serão escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco, a partir das 19h (horário de Brasília).
- Vote nos melhores parlamentares de 2024
- Veja a última parcial do Prêmio Congresso em Foco 2024
- Entenda mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2024