O senador Marcelo Castro (MDB-PI) é o melhor parlamentar do ano no Senado, na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2022. O nome do piauiense foi anunciado nesta noite (25) durante a entrega da premiação mais importante da política brasileira.
Também foram premiados nesta categoria os senadores Paulo Paim (PT-RS), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Otto Alencar.
Em seu discurso, o senador fez uma enfática defesa da democracia e falou da alegria de ser premiado nesta noite. “Fui convidado uma vez para dar uma palestra em Harvard. Do Piauí para Harvard. Mas o que mais me tocou foi esse prêmio de hoje e vou guardá-lo essa distinção todos os dias da minha vida com muito orgulho”, declarou o parlamentar piauiense.
Os jurados deste ano são: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Marcio Santilli, sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); Carolina Venuto, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig); Jorge Mizael, sócio-diretor da Metapolítica; Carlos Melo, cientista político e sociólogo, professor do Insper; e Júlia Schiaffarino, editora do Congresso em Foco.
Leia também
Além do júri, também escolheram os melhores parlamentares do ano o público pela votação na internet e jornalistas que acompanham o Congresso.
Esta é a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Disputam parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.