A rodada deste mês do Painel do Poder, pesquisa realizada pelo Congresso em Foco Análise trimestralmente junto às principais lideranças do Legislativo, indica que Jair Bolsonaro deve encerrar seu mandato sem conseguir aprovar novas reformas de peso. O levantamento foi feito de 16 de novembro a 10 de dezembro com 66 parlamentares, entre deputados e senadores.
Este material foi originalmente publicado no Congresso em Foco Insider, serviço de alertas por assinaturas do Congresso em Foco. A íntegra só é exclusividade dos assinantes. Para as conclusões detalhadas do Painel do Poder e outros conteúdos de análise, assine nosso serviço. Conheça o Insider e outros produtos do Congresso em Foco Análise aqui.
Em relação à consulta anterior, realizada em setembro, as principais reformas em tramitação no Legislativo registraram queda nas chances de aprovação. Questionados, os parlamentares atribuem notas de 1 a 5 quanto às chances de as medidas avançarem, sendo 1 para chances muito baixas e 5 muito altas.
Leia também
No caso da reforma tributária ampla, a média registrada caiu de 2,46 para 2,3. Já a administrativa (PEC 32/2020) teve queda ainda mais acentuada, com média passando de 2,76 em setembro para 1,89 em dezembro.
A reforma administrativa chegou a ser aprovada em setembro por comissão especial da Câmara. Desde então, não avançou. Já a reforma tributária ampla (PEC 110/2019), mesmo com os esforços do relator, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), não começou sequer a ser debatida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Os dados já refletem o clima eleitoral que dominará o Legislativo em 2022 e travará pautas que representem risco político aos parlamentares.
O Painel do Poder é um importante termômetro para medir os humores e tendências do Congresso Nacional. Os deputados e senadores que respondem ao levantamento estão entre as lideranças mais influentes do Parlamento. Portanto, suas avaliações refletem o sentimento do Congresso como um todo. Saiba aqui como assinar e contratar a pesquisa.
Publicidade