O governador Romeu Zema (Novo) aparece à frente na disputa à reeleição em Minas Gerais, de acordo com pesquisa do Instituto Ver encomendada pela rádio Itatiaia. Zema tem 44% das intenções de voto. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), vem em segundo lugar, com 22%. O líder do governo Bolsonaro no Senado, Carlos Viana (PL) tem 5% na pesquisa estimulada. Com esses percentuais, Zema seria reeleito no primeiro turno.
Candidato de Jair Bolsonaro, o senador Carlos Viana tem a maior rejeição: 36% dos eleitores disseram que não votariam nele de forma alguma. Zema e Kalil têm rejeição de 32% e 31%, respectivamente.
A pesquisa também indica que o ex-presidente Lula lidera a preferência na corrida presidencial entre os eleitores mineiros. A vantagem dele em relação a Bolsonaro, na comparação com o levantamento feito em fevereiro, diminuiu.
Leia também
Lula aparece com 44% das intenções de voto, mesmo percentual alcançado na pesquisa anterior. Já Bolsonaro, que tinha 23%, agora soma 27%. Na sequência, aparecem Sergio Moro (União), com 4%, Ciro Gomes (PDT), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) têm 1%. O candidato de Zema, Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.
Doria é o presidenciável com maior rejeição entre os mineiros: 64% informaram que não votariam nele de jeito algum. Moro é rejeitado por 63% e, Bolsonaro, por 62%. Lula tem rejeição de 42%.
As pesquisas foram registrada no Tribunal Eleitoral de Minas Gerais com os números 05267/2022 e 08181/2022. Foram entrevistadas presencialmente 1500 pessoas entre 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. (Edson Sardinha)