O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá repatriar brasileiros que estão no Líbano pousou em Beirute às 11h12 (horário de Brasília) deste sábado (5). O avião KC-30 retorna a Lisboa, em Portugal, após o embarque dos passageiros, para uma parada técnica.
A chegada na Base Aérea de Guarulhos está prevista para a manhã deste domingo (6) e a expectativa é de que, nesta primeira fase da Operação Raízes de Cedro, sejam repatriadas 229 pessoas e três animais de estimação, mas o número pode mudar uma vez que podem haver desistências. Segundo a FAB, o objetivo é repatriar 500 pessoas por semana.
A estimativa é de que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano e o Ministério das Relações Exteriores afirma que cerca de 3 mil brasileiros desejam deixar o país, que sofre com uma escalada no conflito com Israel.
A repatriação estava prevista para sexta (4), mas acabou adiada dadas as condições de segurança. Na noite anterior, bombardeios israelenses foram intensificados e locais próximos ao aeroporto de Beirute foram atingidos.
Leia também