Nesta semana da Liberdade de Imprensa, os jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt foram ameaçados de morte por conta de reportagem sobre financiamento de propaganda eleitoral pró-Bolsonaro. Dados pessoais dos jornalistas foram vazados e houve ameaça de derrubar o site.
Nossa solidariedade aos dois profissionais atacados no âmago da sua dignidade pessoal por realizar de forma correta seu ofício. Nossa solidariedade ao veículo Congresso em Foco, que teve de lidar com a covardia e a baixeza de sabotadores da democracia.
A excelente apuração traz fatos reveladores de produção de notícias falsas. A fábrica de mentiras denunciada tem objetivo declarado, “moldar completamente a população com propaganda online”. Os autores lá são convidados a escrever notícias “fake” com o aviso de que não precisam acreditar no que dizem. E, sim, eles se sentem no dever de criar sentimento de ódio.
Eis o ponto ao qual chegamos: jornalistas recebem ameaças de morte por fazer jornalismo. A ameaça atinge os jornalistas, mas seu alvo é a verdade. Querem usar o medo para censurar quem não se curva à mentira.
Leia também
Conhecemos o Congresso em Foco há muitos anos e temos a honra e a satisfação de colaborar com este veículo e estar ao lado de equipe que tem decididamente um lado, a defesa da democracia. Acusações e ataques de falanges de fanáticos apenas explicitam e reforçam o acerto permanente do veículo em posicionar-se acima das disputas que permeiam cabeças submissas e limitadas.
Vimos, em tempos de petismo dominante, este veículo sofrer ataques e ser alcunhado de direitista pela sua postura crítica ao governo. Com a vitória do bolsonarismo, as críticas ao Congresso em Foco seguiram injustas, mas viraram pelo avesso, agora o rótulo é de fazer jornalismo esquerdista.
O Congresso em Foco não é direitista ou esquerdista pela simples razão de que tais alcunhas expressam a ideia de jornalismo subserviente e sectário. E este veículo, no firme compromisso de seu fundador, editores e jornalistas, segue e se subordina a ditames superiores: o compromisso com a verdade, a valorização da pluralidade, o dever de informar, o respeito à inteligência de seus leitores.
Pedimos aos que leem essa coluna que sigam prestigiando o Congresso em Foco. Cada leitor ou leitora, cada visualização de página, cada divulgação para suas redes de amigos, colegas de trabalho, amigos e parentes, fortalece este veículo que se esforça em levar para a sociedade brasileira informação correta e debate honesto. O prêmio de quem escreve é o leitor, e do veículo de comunicação é sua reputação. Proteger o jornalismo é apoiar a verdade.
Os ataques covardes sofridos pelo Congresso em Foco e seus jornalistas ao fim e ao cabo apenas solidificam sua reputação. Afinal, não se ameaça quem foi comprado. E estamos certos, essas ameaças reforçam ainda mais a importância do trabalho de trazer informações úteis e republicanas.
Força aos colegas, fibra aos dirigentes e vida longa à boa imprensa e àqueles que tem por princípio inafastável o bom jornalismo!
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.