Paralisação nas demarcações de terras, projeto que facilita o uso de agrotóxicos, explosão do garimpo em territórios indígenas. Essas são algumas das ameaças que avançaram sobre os povos indígenas nos últimos anos, sobretudo no governo Jair Bolsonaro. Neste terceiro e último episódio da websérie Donos da Terra, lideranças indígenas destacam a diversidade das centenas de povos espalhados pelo país e como o território é fundamental para a sobrevivência física e cultural dessas populações.
Pensada e construída a partir da perspectiva indígena, a série de três episódios é apresentada por Eric Marky Terena – músico, DJ e ativista da causa – e se propõe a demonstrar os equívocos existentes na tese do marco temporal.
O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, com produção da COMOVA e do Coletivo Crescente e parceria com a Mídia Indígena. A produção tem o apoio do Congresso em Foco.
Leia também
Veja o episódio 3:
Nesta quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá retomar o julgamento da ação que discute a validade das demarcações de terras indígenas posteriores à aprovação da Constituição, em 1988, ou se esta representa um marco temporal definitivo. Esse tema é de especial interesse do agronegócio brasileiro, que expande sua fronteira no sul da Amazônia.
O nome Donos da Terra é uma referência direta ao antológico livro Os donos do poder, de Raymundo Faoro, que busca as origens do patrimonialismo brasileiro e seu enraizamento na cultura política brasileira.
Assista ao episódio 2:
Aqui, o episódio 1 de Donos da Terra:
DONOS DA TERRA
Ficha Técnica:
Apresentação: Eric Marky Terena
Roteiro e direção: Rodrigo Arajeju e Cícero Fraga
Ideia original: Gustavo Amora
Direção de fotografia: Alan Schvarsberg
Produção: Julia Tolentino
Produção executiva: Silvio Cohen
Edição: Sergio Azevedo, Marcílio Gomide e Eduardo Viana
Finalização: Sergio Azevedo
Som direto: Juciele Fonseca e Gustavo Amora
Consultoria de roteiro e Assessoria Jurídica: Carolina Santana
Stills: Diego Bressani
Produção de Impacto: Gustavo Amora
Trilha: Oz Guarani
Assistente de Fotografia: Pablo Leroy