A participação de mulheres segue desigual, como demonstra a proporção de candidatas nesta eleição municipal. Entre as 15 capitais que terão o segundo turno neste domingo (27), em apenas sete elas disputam como uma das opções do eleitor. Em todo o país, 102 candidatos seguiram para o segundo turno, 15 são mulheres, o que equivale a 14,7%. Ainda assim, desde o último pleito municipal, em 2020, houve um aumento de dois pontos percentuais no número de mulheres eleitas.
Segundo dados da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, as mulheres representam 17,92% dos eleitos de 2024. Em 2020, a marca era de 15,83%. No primeiro turno, nenhuma mulher se elegeu prefeita de capital. Na eleição de 2020, esse feito foi alcançado apenas por Cinthia Ribeiro, em Palmas.
Das 58 mil vagas em disputa para vereador em 2020, 9,3 mil foram conquistadas por mulheres, ou 16,13%. Nesta eleição, das 58,3 mil vagas, 10,6 mil, ou 18,24%, foram ocupadas por elas. Foram 724 prefeitas eleitas no primeiro turno neste ano, o que representa 13% do total de prefeitos do país. Em 2020, foram 663 prefeitas eleitas (12%).
Leia também
As capitais que contarão com mulheres no segundo turno são Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Palmas (TO). Em pelo menos duas destas cidades, candidatas do PL são as favoritas: em Palmas, com Janad Valcari, e em Aracaju, com Emília Corrêa.
Campo Grande
PublicidadeDas sete capitais, Campo Grande (MS) se destaca como a única que terá um segundo turno composto por duas candidatas. No interior do Paraná, em Ponta Grossa, a disputa também será entre duas mulheres: Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (União).
De acordo com a pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada na sexta-feira (25), Rose Modesto (União), que já foi vice-governadora de Mato Grosso do Sul, lidera as intenções de voto, com 48,4%, ante os 43,3% da atual prefeita, Adriane Lopes (PP).
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. As candidatas estão tecnicamente empatadas. Brancos e nulos representam 3,9%, indecisos, não sabem ou não quiseram responder somam 4,4%.
A disputa entre as candidatas se mostrou acirrada e na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 14 de outubro, Adriane registrou 51,1% e Rose, por sua vez, 41,5% das intenções de voto.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como MS-05833/2024 e realizou 600 entrevistas no dia 23 de outubro por meio da abordagem CATI (Entrevista telefônica assistido por computador). A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
No primeiro turno não foi diferente e as duas protagonizaram um apertado confronto nas urnas. A atual prefeita teve 31,7% dos votos contra os 29,6% de Rose Modesto.
Curitiba
Em Curitiba, a jornalista Cristina Graeml (PMB) figura atrás de Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito, nas intenções de voto, apesar de demonstrar algum equilíbrio na preferência dos eleitores paranaenses.
De acordo com pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira (24), Pimentel figura com 48,8% de intenção de votos e Graeml aparece com 41,2%. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Paraná Pesquisas entrevistou 940 eleitores. O nível de confiança da sondagem é de 95%. Os dados foram coletados em entrevistas presenciais entre 20 e 23 de outubro. A pesquisa, contratada pelo próprio instituto, foi registrada junto ao TSE sob o número PR-07180/2024.
Ex-repórter da TV Globo, Cristina Graeml cresceu nas pesquisas na reta final até o primeiro turno. Chegou a publicar nas redes sociais um vídeo de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e disputou o eleitor bolsonarista com Pimentel. Porém, o vice-prefeito terminou o primeiro turno com 33,51% dos votos, enquanto a jornalista alcançou 31,17%.
Natal
Em Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União) lidera as intenções de voto, como aponta a pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada na quinta, com 54,8%.
A também deputada Natália Bonavides (PT) figura com 39,2% das intenções de voto. Os votos brancos, nulos e em ninguém somam 3,6% e os que não sabem, não quiseram responder ou estão indecisos são 2,3%.
A pesquisa foi registrada no TSE como RN-02898/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 21 e 22 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Freire se manteve o favorito nas pesquisas antes do primeiro turno e terminou esta etapa eleitoral com 44% dos votos, enquanto Bonavides ficou com 28,4%.
Porto Velho
Na capital de Rondônia, Porto Velho, Mariana Carvalho (União) e Léo Moraes (Podemos) disputarão o segundo turno. Esta é outra capital com chances de eleger uma mulher para a prefeitura.
Mariana, que recebeu o apoio do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do governador e colega de partido, Marcos Rocha, terminou o primeiro turno com 44,53% dos votos, ante os 25,65% de Léo.
Moraes, no entanto, aparece na liderança das intenções de voto da pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada na quarta (23), com 49,3%. A disputa está equilibrada e Mariana aparece com 44,4%. Pela margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Branco, nulo ou em ninguém somam 4,1%, e não sabem, não quiseram responder ou estão indecisos, 2,2%.
No levantamento anterior, divulgado no dia 21 de outubro, Léo Moraes liderava com 54,3% e Mariana Carvalho aparecia com 36,8%.
A pesquisa foi registrada no TSE com a inscrição RO-01361/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 22 e 23 de outubro por meio da abordagem CATI (Entrevista telefônica assistido por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que busca a reeleição, lidera as intenções de voto, segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência, em parceria com a empresa 100% Cidades, divulgada na quinta, com 64,6%. A deputada federal Maria do Rosário (PT) aparece com 30,2%. Brancos, nulos e em ninguém somam 2,8% e os que não sabem, não responderam e estão indecisos são 2,4%.
A pesquisa foi registrada no TSE como RS-06594/2024 e ouviu 800 pessoas no dia 23 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
No primeiro turno, o atual prefeito teve 49,72% dos votos, enquanto a parlamentar teve 26,28%. A expectativa na ocasião era de que o pleito não tivesse um segundo turno, com o favoritismo de Melo e as dificuldades de união da esquerda na capital por parte da petista, que viu os votos divididos com a candidata do PDT, Juliana Brizola.
Aracaju
Em Aracaju, a vereadora Emília Corrêa (PL) lidera a disputa com 57,8% das intenções de voto, como aponta a pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada na sexta.
Luiz Roberto (PDT) aparece com 36%. Brancos, nulos e em ninguém é de 4,1% e dos que não sabem, não responderam ou estão indecisos é de 2,1%.
A pesquisa foi registrada no TSE como SE-08389/2024 e realizou 600 entrevistas no dia 23 de outubro por meio da abordagem CATI (Entrevista telefônica assistido por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Corrêa venceu o primeiro turno com 41,6% dos votos e Luiz Roberto obteve 23,8%. Com o apoio de Bolsonaro, a candidata do PL consolidou seu favoritismo e tem fortes chances de conquistar o eleitorado e se eleger.
Palmas
A deputada estadual Janad Valcari (PL) tem 48,7% das intenções de voto para a prefeitura de Palmas, enquanto o ex-prefeito e ex-deputado Eduardo Siqueira Campos (Podemos) figura com 43,7%, de acordo com a pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada na sexta.
Considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, Valcari e Siqueira Campos estão tecnicamente empatados. Os eleitores que afirmam que vão votar em branco, nulo ou em ninguém somam 2,1% e os que não sabem, não responderam ou estão indecisos são 5,5%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número TO-00746/2024 e realizou 600 entrevistas no dia 23 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Janad, ex-sócia da banda Barões da Pisadinha, recebeu o apoio de Bolsonaro e outros nomes ligados ao bolsonarismo, como a ex-ministra e senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Ela obteve 39,2% dos votos no primeiro turno. Siqueira Campos ficou em segundo lugar com 32,3%.