A Executiva Nacional do Cidadania aprovou nesta sexta-feira (10) o lançamento da pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) à Presidência da República. O senador já havia anunciado sua intenção de concorrer ao Planalto em agosto.
O partido insistia até meses atrás no nome do apresentador Luciano Huck. Mas ele recuou do projeto político ao aceitar o convite da Globo para substituir Fausto Silva na principal atração das tardes de domingo da emissora.
“Não sou representado pela permanência de Bolsonaro no poder ou pelo retorno de Lula. Sei que milhões de brasileiros têm o mesmo sentimento”, disse o senador.
Com Alessandro Vieira, o Cidadania postula um nome alternativo à polarização entre Jair Bolsonaro e Lula em 2022. Aos 46 anos, Alessandro Vieira tem se destacado na CPI da Covid, onde costuma fazer perguntas duras e técnicas aos depoentes.
Delegado da Polícia Civil por 17 anos, ele está em seu primeiro mandato político. No ano passado, Vieira tentou três vezes instalar a CPI da Lava Toga, para investigar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador é crítico do governo Bolsonaro e um dos líderes do movimento Muda Senado, que reúne parlamentares que condenam a chamada “velha política” na Casa.
Leia também
Ele faz parte do Movimento Acredito e do RenovaBR, duas iniciativas que buscam a renovação na política. Desde a campanha já marcava seu discurso pelo combate à corrupção, uma de suas principais bandeiras.
> Bolsonaro vai para a cadeia se tentar golpe, diz Alessandro Vieira
> Bolsonaro ataca o STF para tentar golpe, diz Maia em entrevista exclusiva