Começa oficialmente, nesta sexta-feira (7), o período de campanha para o segundo turno das eleições presidenciais e para governador nos 12 estados onde nenhum dos candidatos alcançou mais da metade dos votos válidos no domingo passado (1). Também nesta sexta volta às emissoras de rádio e TV o horário eleitoral gratuito. As inserções vão se estender até o dia 28, antevéspera da votação.
Os candidatos desta vez terão tempos iguais para apresentar suas propostas. No primeiro turno, o tempo era dividido conforme a representatividade das legendas na Câmara dos Deputados.
A propaganda para presidente será veiculada na TV das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. E no rádio, das 7h às 7h10, e das 12h às 12h10. No caso dos governadores, as inserções serão veiculadas das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 na rádio. Na TV, das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.
A Justiça eleitoral prevê ainda que, onde houver segundo turno, as emissoras de rádio e televisão reservarão, por cada cargo em disputa, 25 minutos, de segunda-feira a domingo, para serem usados em inserções de 30 e 60 segundos. O conteúdo será veiculado em três blocos de audiência: entre 5h e 11h; entre 11h e 18h, e entre 18h e 24h.
Há cinco debates presidenciais previstos para o segundo turno. A realização deles, no entanto, depende da confirmação de Lula e Jair Bolsonaro:
O primeiro deve ser realizado pela Band em pool com a TV Cultura, a Folha de S.Paulo e o UOL no dia 16, às 20h.
A Rede TV e o Metrópoles preveem realizar debate no dia 17. Dia 22 é a vez de SBT, Estadão, CNN e Rádio Eldorado botarem os dois presidenciáveis frente a frente. A Record TV planeja realizar o seu debate em 23 de outubro. O mais aguardado dos confrontos deve ocorrer no dia 28, com o debate da TV Globo, que, desta vez, deverá começar às 21h30, uma hora antes do ocorrido no primeiro turno.
Os candidatos só poderão fazer campanha até o dia 29, com a distribuição de panfletos eleitorais, bem como a utilização de carros de som e autofalantes.
Assim como no primeiro turno, a votação do dia 30 se dará em horário único em todo o país, independentemente da hora local. Todos seguirão o horário de Brasília. A votação se estenderá das 8h às 17h. O local da votação pode ser verificado por meio do aplicativo E-Título, do TSE, tal como no primeiro turno.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2022 pode votar no segundo normalmente, desde que seu título esteja regular. Isso porque cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça eleitoral.
Quem não votou no último domingo precisa justificar a ausência para evitar a perda de alguns direitos. Para isso, o eleitor tem até 60 dias após cada pleito. O prazo da justificativa do primeiro turno acaba em 1º de dezembro de 2022.
Os estados onde haverá segundo turno para governador:
ALAGOAS
Segundo turno entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil)
AMAZONAS
Segundo turno entre Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB)
BAHIA
Segundo turno entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil)
ESPÍRITO SANTO
Segundo turno entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL)
MARANHÃO
Segundo turno entre Carlos Brandão (PSB) e Lahesio Bonfim (PSC)
MATO GROSSO DO SUL
Segundo turno entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB)
PARAÍBA
Segundo turno entre João Azevedo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB)
PERNAMBUCO
Segundo turno entre Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB)
RIO GRANDE DO SUL
Segundo turno entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB)
SANTA CATARINA
Segundo turno entre Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT)
SÃO PAULO
Segundo turno entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT)
SERGIPE
Segundo turno entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD)
Os estados onde a eleição foi definida em primeiro turno
Pelo perfil, Bolsonaro tem apoio de metade do Senado