Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), mostra acirramento na disputa do segundo turno da eleição presidencial. O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto, contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao levantamento divulgado na semana passada, Lula perdeu dois pontos percentuais, enquanto Bolsonaro ganhou um. As oscilações ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos, mas a diferença entre os dois candidatos caiu de oito pontos para cinco. Os que pretendem votar branco/nulo ou não votar se mantiveram em 6%, enquanto os indecisos subiram um ponto e ficaram em 5%.
Pela primeira vez, na série de pesquisas da Quaest, a rejeição a Bolsonaro está empatada tecnicamente com a de Lula (46% a 42%). Perguntados sobre quem merece voltar ao Planalto, 52% dos entrevistados disseram que Lula merece voltar a ser presidente, contra 44% que não o querem de volta. E 49% consideram que Bolsonaro merece ser reeleito, contra 48%. O medo da volta do PT ao poder e o temor da continuidade de Bolsonaro registram hoje empate numérico em 43%.
Considerando-se os votos válidos — que excluem os votos brancos e nulos — Lula tem 53%, enquanto Bolsonaro, 47%. Antes, o placar era de 54% a 46%.
Leia também
Bolsonaro cresceu um ponto percentual no Sudeste, enquanto Lula perdeu dois pontos. A região concentra 42% do eleitorado brasileiro. O presidente também ganhou destaque entre os eleitores na faixa de dois a cinco salários mínimos, ficando com 48% contra 39% de Lula. Os dois candidatos estavam tecnicamente empatados no último levantamento (45% para Bolsonaro e 44% para Lula).
Entre os eleitores da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocado no primeiro turno, 36% pretendem votar em branco, nulo ou se abster. 32% estão indecisos; enquanto 19% declaram voto em Lula e 13% em Bolsonaro. No eleitorado de Ciro Gomes (PDT), 41% pretendem votar em Lula e 22% em Bolsonaro. 25% declaram voto em branco, nulo ou abstenção; e 12% estão indecisos.
Entre os que votaram branco, nulo ou se abstiveram no primeiro turno, 42% declararam que votarão no petista, enquanto 32% pretendem votar no presidente. Os que iriam manter o voto branco, nulo ou se abster novamente são 15%, e 12% estão indecisos.
Foram entrevistados presencialmente 2.000 eleitores com mais de 15 anos entre os dias 16 e 18 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-04387/2022.
Para o CEO da Quaest, Felipe Nunes, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, embora ainda apareça atrás na pesquisa, Bolsonaro tem dado sinais de maior competitividade. “Embora Lula esteja à frente de Bolsonaro em intenções de voto, nos indicadores de sentimento, imagem e avaliação, Bolsonaro começa a se mostrar muito competitivo”, afirma o especialista. Veja no fio do Twitter abaixo a análise do professor sobre os novos resultados da pesquisa:
1/ A onze dias da eleição, pesquisa Genial/Quaest mostra que a distância entre Lula e Bolsonaro sai de 8 para 5 pontos percentuais. Lula aparece com 47% das intenções de voto totais (entre 45% e 49%), enquanto Bolsonaro tem 42% dos votos totais (entre 40% e 44%). pic.twitter.com/PZnGFnMwre
— Felipe Nunes (@felipnunes) October 19, 2022
Confira a íntegra da pesquisa: