De virada e com uma vantagem considerável, a candidata Raquel Lyra, do PSDB, saiu vencedora nas eleições para o governo do estado de Pernambuco. A tucana obteve 58,70% dos votos, contra 41,30% da deputada Marília Arraes, do Solidariedade. A vitória de Raquel não representa, necessariamente, uma derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto Marília Arraes estava no palanque do petista, Raquel manteve neutralidade e recebeu apoio de petistas e bolsonaristas no estado.
No primeiro turno, as pesquisas de intenção de voto davam vantagem para Marília Arraes. Neta do governador Miguel Arraes, quadro histórico do PSB, Marília teve uma história de conflito com o partido, que a hostilizou a ponto de forçar sua migração para o PT. Nas eleições de 2022, o PT ficou ao lado de Danilo Cabral (PSB), motivo pelo qual a deputada migrou ao Solidariedade.
Até o dia 2 de outubro, Marília e Cabral levavam a vantagem nas intenções de voto. O falecimento do marido de Raquel Lyra no dia das eleições, porém, acabou por impulsionar sua visibilidade, e a candidata foi para o segundo turno.